O proprietário do X (antigo Twitter), Elon Musk, revelou planos para dois novos pacotes de assinatura paga para usuários – mesmo que sua rede social enfrente um declínio significativo no tráfego da web.

Musk, que liderou uma polêmica reforma na empresa desde que a comprou por US$ 44 bilhões, disse na sexta-feira que “dois novos níveis de assinaturas X Premium serão lançados em breve”.

“Um tem custo mais baixo com todos os recursos, mas sem redução nos anúncios, e o outro é mais caro, mas não tem anúncios”, escreveu Musk no X.

Musk não forneceu detalhes adicionais sobre os planos ou os preços esperados. A nova captação de dinheiro ocorre um dia depois de X ter anunciado que começou a cobrar de novos usuários US$ 1 por ano na Nova Zelândia e nas Filipinas para desbloquear recursos básicos, como postar e interagir com outros usuários.

Musk descreveu a taxa anual como a “única maneira de combater bots sem bloquear usuários reais”. Não está claro se o plano de US$ 1 por ano é um dos dois mencionados por Musk.

Sob a liderança do bilionário, X afrouxou os padrões de moderação de conteúdo, implementou uma reformulação de marca que incluiu a eliminação do icônico logotipo “pássaro azul” do Twitter e removeu manchetes e textos de postagens de notícias.

Também mudou para um modelo de assinatura, à medida que os anunciantes corporativos fugiam da plataforma em massa em resposta às mudanças de Musk.

Atualmente, X tem um nível de assinatura. Os usuários podem pagar US$ 8 por mês em troca de recursos premium, como verificação de conta com “marca de seleção azul”, capacidade de editar suas postagens e postar tweets e vídeos mais longos.

Os usuários também parecem céticos em relação à abordagem de Musk. O tráfego global da web para o Twitter.com caiu 14% em setembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com um relatório divulgado esta semana pela empresa de análise de dados SimilarWeb . Além disso, o tráfego para a plataforma de publicidade da X, ads.twitter.com, caiu 16,5%.

Em comparação, o tráfego para as 100 principais redes e comunidades de redes sociais caiu 3,7% em setembro, em relação ao ano anterior. O TikTok, um dos principais concorrentes do X, teve um aumento de 22,8% no tráfego global da web.

Enquanto isso, o tráfego para a página da conta pessoal de Musk disparou 96% ano após ano. O bilionário usa a página para interagir com os usuários, compartilhar atualizações importantes para suas diversas empresas e opinar sobre temas que vão desde geopolítica até seus memes favoritos.

Apesar dos sinais de queda no tráfego, Musk e a CEO da X, Linda Yaccarino, afirmaram nos últimos meses que o uso está em níveis recordes.

“Nosso uso está em alta e continuaremos a encantar toda a nossa comunidade com novas experiências em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos, serviços bancários – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”, Yaccarino disse em um memorando aos funcionários em julho.