O X de Elon Musk deve lançar um aplicativo “idêntico” à oferta de TV do YouTube para televisões inteligentes já na próxima semana, de acordo com um relatório.

O objetivo de Musk é fazer com que os usuários assistam a “vídeos longos em uma tela maior” – parte da iniciativa maior do bilionário para tornar o X o “aplicativo de tudo”, segundo a Fortune , que divulgou a notícia citando fontes anônimas.

“Ele está determinado a competir com o YouTube”, disse a fonte à Fortune, acrescentando que o próximo aplicativo de vídeo do X estará primeiro disponível exclusivamente para smart TVs Amazon e Samsung.

Também como parte do esforço de Musk para trazer conteúdo de formato mais longo para o site, ele recrutou o popular YouTuber MrBeast para postar um vídeo no X e recentemente assinou um acordo com o desgraçado ex-âncora da CNN Don Lemon, que deve estrear um novo programa exclusivamente no X em 18 de março.

MrBeast – formalmente conhecido como Jimmy Donaldson – mostrou como os criadores poderiam obter benefícios financeiros no X de forma semelhante ao YouTube, postando um vídeo de 20 minutos na plataforma de mídia social.

Uma semana depois de postar o vídeo no X – onde Donaldson testa carros no valor de mais de US$ 250 milhões – ele mostrou que ganhou impressionantes US$ 263.655 depois de acumular quase 160 milhões de visualizações e mais de 5 milhões de engajamentos, o que inclui interações como “curtir ” e comentários.

O YouTube TV foi lançado em 2017 como um serviço pago de TV pela Internet que rivaliza com as opções de cabo, ostentando uma programação que inclui mais de 70 grandes redes dos EUA, como Fox News, ABC, CBS, NBC e ESPN, bem como uma biblioteca sob demanda de filmes e Programas de televisão.

A notícia de que X poderia estar lançando uma plataforma semelhante veio depois que ele declarou em um blog no mês passado que estava se desviando de suas raízes baseadas em texto e é “agora uma plataforma que prioriza o vídeo”, observando que os usuários podem enviar vídeos de formato longo para a plataforma.

As pessoas assistem a vídeos no X em oito entre 10 sessões de usuários, de acordo com a postagem do blog compartilhada no início de janeiro.

Depois de rivalizar com o YouTube com o aplicativo de TV iminente, Musk definirá seus sites para competir também com a plataforma de transmissão ao vivo Twitch, o aplicativo de mensagens criptografadas Signal e o fórum de mídia social Reddit, entre outros serviços digitais, disse a fonte à Fortune.

Ao mesmo tempo, Musk deu aos seus funcionários o prazo de outubro de 2024 para implementar um mecanismo de processamento de pagamentos que permitirá às pessoas eliminarem as suas contas bancárias.

“Quando digo pagamentos, na verdade me refiro a toda a vida financeira de alguém”, disse Musk aos seus pupilos em uma reunião geral no final do ano passado.

“Se envolver dinheiro, estará em nossa plataforma”, disse Musk, acrescentando: “Estou falando de que você não precisará de uma conta bancária”.

Quando Musk comprou a plataforma, ele deixou claro que queria que o X fosse um “super-aplicativo” semelhante ao WeChat da China, que combina mensagens instantâneas, mídias sociais, pagamentos móveis, videoconferência e outros recursos.

Para esse fim, X reformulou seu sistema de verificação paga e aumentou os limites de caracteres de 280 para 25.000, além de lançar chamadas de vídeo e áudio e implementar modelos de pagamento para os criadores ganharem dinheiro na plataforma.