MILÃO, 18 NOV (ANSA) – Uma falha no servidor da Cloudflare está causando interrupções globais na internet na manhã desta terça-feira (18), segundo relatos da mídia internacional.
O problema gerou instabilidade em diversos sites populares, como a rede social X, a Amazon, o ChatGPT e a plataforma de design Canva.
+ Órgão regulador no Brasil questiona uso de dados pela Meta
A empresa que ajuda sites a proteger e gerenciar seu tráfego de internet confirmou a pane em comunicado, por volta das 10h (horário de Brasília): “A Cloudflare está ciente de um problema que pode afetar vários clientes e está investigando”, diz.
A nota publicada no site do servidor também destaca que “alguns serviços podem ser afetados de forma intermitente”. “Estamos focados em restaurar o serviço. Atualizaremos conforme conseguirmos resolver”.
De acordo com a empresa, a origem da falha de sistema já foi encontrada e alterações foram realizadas para permitir a recuperação do serviços Cloudflare Access e Warp. “Os níveis de erro para usuários do Access e Warp retornaram às taxas anteriores ao incidente”, acrescentou.
Relatos registrados na plataforma de queixas sobre instabilidade na internet Downdetector apontaram problemas no Brasil, desde as 9h, principalmente nos sites e aplicativos de X, AWS, ChatGPT, Spotify, Canva e no jogo online League of Legendes, além da casa de apostas Bet365.
O objetivo da Cloudflare é tornar os sites mais rápidos e seguros, atuando como intermediária que gerencia e otimiza todo o tráfego da internet. Quando a plataforma enfrenta um problema, os portais ficam inacessíveis porque a rota que usam para se conectar é bloqueada.
A interrupção ocorre quase um mês depois da interrupção da Amazon Web Services, que afetou uma ampla gama de serviços online por horas. (ANSA).