Quando Wladimir Klitschko lutar com Anthony Joshua por dois cinturões dos pesos pesados em abril, terminará uma espera de 18 meses do ucraniano para restaurar sua imagem no boxe. A carreira de Klitschko está em espera desde que ele perdeu os seus cinturões da Federação Internacional de Boxe, da Associação Mundial de Boxe e da Organização Mundial de Boxe com uma surpreendente derrota para Tyson Fury em novembro de 2015. Duas tentativas de se realizar uma revanche fracassaram por problemas pessoais de Fury, deixando o ucraniano, de 40 anos, no limbo após quase uma década de domínio dos pesos pesados.

“Eu não estava sentado, sem fazer nada e bebendo cerveja no último ano. Eu estava treinando, preparando para a luta que nunca aconteceu “, disse Klitschko, nesta quarta-feira, durante entrevista no Estádio de Wembley, que será o palco da luta. “Eu acho que isso me deu, de certa forma, depois de 26 anos de atividade no esporte, uma pausa que eu provavelmente precisava”.

Descansado e com sua motivação “tão alta quanto o céu”, Klitschko recebeu uma tarefa difícil em seu retorno aos ringues. Na ausência do ucraniano e com Fury tendo se afastado do boxe por questões pessoais, os cinturões dos pesos pesados foram espalhados entre vários lutadores. E Joshua, de 27 anos, passou a ser considerado a futura estrela da divisão.

O boxeador britânico venceu todas as 18 lutas que fez desde que se tornou profissional após conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Londres, em 2012. Seu mais recente triunfo foi no último sábado, sobre Eric Molina, em Manchester, com um nocaute no terceiro round. Logo depois da vitória, a luta com Klitschko foi anunciada.

Ela ocorrerá na casa da seleção de futebol da Inglaterra, em 29 de abril, com a expectativa de receber 90 mil espectadores. O cinturão da Federação Internacional de Boxe, de Joshua, estará em jogo, assim como o da Associação Mundial de Boxe, que está vago – era de Fury.

Joshua afirmou que uma vitória vai levá-lo de “campeão a uma lenda”. “Essas são as lutas que mudam a maneira como as pessoas veem você”, disse. “Eu sou campeão do mundo da Federação Internacional de Boxe, mas este é o início de uma campanha lendária”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Klitschko disse que essa é uma luta “50 a 50”. “Nosso tamanho, força, a idade é apenas um número. Temos uma luta competitiva com dois lutadores com as mesmas qualidades”, disse Klitschko, que terá 41 anos quando lutar Joshua. “É especial e eu não sei da próxima vez que uma luta como esta poderá acontecer (novamente)”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias