O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), entregou ao tribunal que julgará seu processo de impeachment documento de defesa que possui trechos inteiros copiados do seu próprio perfil na Wikipédia. As informações são do G1.

Segundo a reportagem, nas 49 páginas do documento, a parte dedicada à sua biografia é exatamente igual à da enciclopédia virtual e possui trechos como, por exemplo:

“Após concluir o ensino fundamental e médio, formou-se em um curso técnico de topografia. Aos 18 anos, entrou na Escola de Formação de Oficiais da Marinha e, aos 20 anos, foi fuzileiro naval. Permaneceu na Marinha até o ano de 1992, quando chegou ao posto de segundo-tenente”.

De acordo com a defesa de Witzel, foi o próprio governador afastado quem forneceu os textos sobre seu perfil e que ele próprio era o autor do verbete em seu nome na Wikipédia.

Em outra passagem do documento, há menções ao curso de Direito e ao Mestrado de Witzel, mas quando se passa o mouse por cima do que escreveram os advogados, é possível ver que até mesmo os links para algumas palavras-chaves são iguais, mostrando que provavelmente o trecho foi apenas copiado e colado de sua página na Wikipédia.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias