MOSCOU, 21 JAN (ANSA) – O enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, declarou à imprensa que irá se encontrar nesta quinta-feira (22) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O Kremlin confirmou a informação.
“São os russos que estão solicitando essa reunião. Acho que é uma declaração significativa da parte deles”, disse Witkoff à Cnbc sobre a reunião com o líder russo, que também contará com a presença de Jared Kushner, genro do presidente americano, Donald Trump.
Nesta quarta-feira (21), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou que Putin receberá Witkoff. A conversa entre eles deve versar sobre o atual plano de paz americano para a guerra na Ucrânia, já discutida com o chefe de Estado de Kiev, Volodymyr Zelensky.
No final de dezembro, Trump recebeu Zelensky, em Mar-a-Lago, na Flórida, onde discutiram a última versão da proposta de cessar-fogo do conflito de quase quatro anos no leste europeu.
Mas antes do encontro, o mandatário de Washington e Putin tiveram uma “conversa muito produtiva” por telefone.
Poucas horas após as negociações entre Trump e Zelensky, a Rússia acusou a Ucrânia de atacar a residência do líder russo, retaliando a suposta ofensiva com mísseis hipersônicos. Kiev negou as acusações em meio às tratativas diplomáticas. (ANSA).