A Microsoft vai parar de oferecer suporte técnico para seus smartphones com Windows 8, já que o gigante tecnológico americano se concentra em outros segmentos, em meio à especulação sobre sua estratégia para os celulares.

Os usuários dos telefones com Windows, que fracassaram contra seus rivais da Apple e do Google Android, foram convidados a fazer a atualização para a última versão do Windows 10, depois que a Microsoft deixou oficialmente, na quarta-feira, de oferecer suporte para a versão anterior.

Mas a Microsoft – que agora se concentra em serviços empresariais, computação em nuvem e realidade aumentada – continua sendo parte do panorama dos telefones celulares com aplicativos, assistentes digitais e outros produtos.

“Acredito que é o fim dos telefones com Windows 8, não o fim das ofertas da Microsoft em dispositivos móveis”, disse o analista principal da Moor Insights and Strategy, Patrick Moorhead.

“A Microsoft é muito ativa em dispositivos móveis, mas não nos dispositivos telefônicos”, acrescentou.

Em maio, a Microsoft anunciou uma próxima atualização do Windows destinada a manter seus computadores desktop e portáteis como parte central dos estilos de vida atuais, cada vez mais dependentes dos smatphones.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

As melhorias do sistema operacional, que serão implementadas no final deste ano, estão projetadas para que os aplicativos baseados na tecnologia da Microsoft funcionem de maneira mais harmoniosa em uma grande gama de dispositivos conectados à internet, segundo demonstrações dadas na conferência da companhia “Build developers”, em Seattle.

Um recurso-chave adicionado na atualização do Windows 10 permitirá às pessoas deixarem o que estão fazendo em um dispositivo e continuar de onde pararam em outro, seja em uma máquina com Windows, Apple ou Android.

O Windows 10 será capaz de se integrar com uma ampla gama de dispositivos, incluindo smartphones, tablets e aparelhos de realidade virtual ou aumentada, disseram executivos.

Uma melhor sintonização dos computadores com Windows com os dispositivos móveis também poderia servir como “ponte” para o que se anuncia como a próxima grande plataforma de computação: realidade mista com inteligência artificial, segundo os analistas.

A Microsoft está criando uma plataforma de tecnologia de realidade mista e lentes de realidade aumentada HoloLens, que o Windows 10 está desenhado para suportar.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias