Esportes

Wijnaldum avisa que Holanda não se ajoelhará em protesto antirracista na Eurocopa


O protesto antirracista de se ajoelhar antes dos jogos segue causando divisão na Eurocopa: enquanto algumas, como Croácia e Rússia, não se ajoelham, outras como Inglaterra e Bélgica, seguem realizando-o e por vezes sendo vaiadas pelos adversários. Wijnaldum, capitão da seleção holandesa, afirmou em entrevista coletiva que seu time estará no grupo dos que não repetem o gesto.

“Não nos ajoelharemos para protestar contra o racismo. Primeiro, porque nunca protestamos dessa maneira. Na Inglaterra já estão acostumados, mas aqui (na Holanda) não. Segundo, porque já fazemos muita coisa contra isso. Não digo que é o suficiente, mas não nos ajoelharemos”, explicou o meio-campista sobre as razões para que a Holanda não aderisse.

A atitude de se ajoelhar foi iniciada em 2016 por Colin Kaepernick, então quarterback do San Francisco 49ers, da NFL. O atleta se negou a ficar de pé durante a execução do hino dos Estados Unidos como forma de protestar contra a violência policial contra a população negra. Os jogadores do Campeonato Inglês, onde Wijnaldum jogou até esta temporada, passaram a repetir o gesto em 2020, após o assassinato do norte-americano George Floyd pela polícia.

Em outro ponto da coletiva, Wijnaldum contou porque acabou fechando com o PSG, apesar de ter conversado com o Barcelona. “Negociei com o Barcelona por quatro semanas. Eu mesmo achei que ia para lá. Mas não deu certo. O PSG foi mais rápido. E gostei muito do projeto”, justificou. A Holanda estreia na Eurocopa neste domingo, contra a Ucrânia, na Amsterdã Arena.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ 15 cores de armários de cozinha que nunca sairão de moda
+ Estas 15 fotos de mães e filhas que parecem ter a mesma idade vão mexer com a sua cabeça
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago