O segundo filme de animação de Wes Anderson e uma produção norueguesa inspirada no massacre cometido por um neonazista são apontados como os grandes favoritos para vencer o Urso de Ouro no Festival de Berlim, que termina neste sábado.

Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”) está na disputa por “Ilha de cachorros, filme que abriu o festival e foi recebido com entusiasmo.

Com o filme de animação, o diretor americano presta uma homenagem ao cinema japonês e imagina um local onde os cães são proibidos de entrar após uma gripe canina.

Outro favorito é “U – July 22”, de Erik Poppe, que leva para o cinema o massacre executado em 2011 por um neonazista na Noruega, que deixou 69 mortos, principalmente adolescentes.

O filme acompanha Kaja, uma jovem fictícia que tenta escapar do massacre em um plano sequência de 72 minutos, o tempo exato do ataque.

Rodado de acordo com os relatos de sobreviventes e parentes das vítimas, o filme recebeu a segunda melhor nota do painel de críticos formado pela revista especializada “Screen”, após apenas da produção de Wes Anderson.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Outros destaques do festival foram “Museo”, do mexicano Alonso Ruizpalacios, “Dont worry, he won’t get far on foot”, do americano Gus Van Sant, sobre a vida do desenhista americano John Callahan, tetraplégico e alcoólatra, interpretado por Joaquin Phoenis.

“3 Tage in Quiberon”, retrato íntimo da atriz Romy Schneider, dirigido por Emily Atef, e “Dovlatov”, sobre o escritor russo Sergei Dovlatov, também são filmes com boas chances de prêmio.

O Urso de Ouro será decidido pelo júri presidido pelo cineasta alemão Tom Tykwer, que também conta com, entre outros, a atriz belga Cécile de France, a produtora de “Moonlight” Adele Romanski e o historiador espanhol Chema Prado.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias