Esportes

Wendel relembra título de 2008 e aposta em Palmeiras na final

Em entrevista ao L!, ex-lateral fala sobre o diferencial de Luxemburgo, campeão de quatro estaduais com o clube, e apostou no Alviverde como vencedor do Paulista de 2020

Wendel relembra título de 2008 e aposta em Palmeiras na final

do Palmeiras (Foto: Tom Dib/Lancepress!)

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

Hoje é dia de final do Campeonato Paulista para o Palmeiras. E a final será contra o maior rival, o Corinthians. Muitas coisas devem passar pela cabeça dos jogadores: fila de mais de uma década sem estadual, possível momento para dar o troco pelo Paulistão de 2018 perdido dentro de casa… No banco de reservas, porém, os atletas podem encontrar um ponto de equilíbrio: o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O treinador é o responsável pelos quatro últimos títulos estaduais conquistados pelo Alviverde, em 1993, 1994, 1996 e 2008. Esse último título, inclusive, foi alcançado com uma campanha composta por 15 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O lateral Wendel conversou com o LANCE! sobre como o clube conseguiu desbancar as outras equipes e sagrar-se campeã.

– Aquele nosso elenco era muito forte, tinha um grande treinador falando que chegou para ser campeão e que queria a união do grupo. Não queria ver o pronome ‘eu’, mas sim o pronome ‘nós’. Nós iremos vencer – iniciou.

Segundo ele, Luxemburgo tem um grande diferencial em relação a outros técnicos: além de saber o que fazer dentro de campo, também sabe motivar todo o elenco.

– O diferencial do professor Vanderlei Luxemburgo é que ele sabe muito lidar com a parte motivacional, tem comando, é um treinador completo, na parte técnica, tática e, principalmente, a diferença dele está na estratégia. Ele é um treinador muito estratégico, sabe muito lidar com grandes elencos, elencos de qualidade, e sabe tirar o máximo dos jogadores.

Isso pôde ser visto em um vídeo divulgado pelo Palmeiras com a preleção do professor antes do primeiro jogo da final contra o Alvinegro, na última quarta-feira. Para Luxa, o Dérbi é um campeonato à parte.

– Esse clássico não é um clássico normal. É um campeonato à parte do Campeonato Paulista. O Paulista está aqui, estamos jogando, mas é um campeonato à parte Corinthians e Palmeiras, Palmeiras e Corinthians. Palmeiras é muito grande. Quem vem para cá, sabe que vai jogar Palmeiras e Corinthians uma porrada de vezes. Aqui é brigar para ser campeão, então tem que acreditar nisso.

Esta será a décima primeira decisão direta entre Palmeiras e Corinthians por um título. São sete canecos para o lado alviverde e três para o lado alvinegro, sendo três dessas conquistas palmeirenses sob comando de Luxemburgo. Para Wendel, neste ano, Palmeiras e Luxa sairão mais uma vez vitoriosos.

– Eu acredito que o Palmeiras possa vencer o Paulista nesse ano sim, tem um time muito bom e tem um treinador que é um dos melhores do país. Ele sabe muito como comandar um grande elenco e é um treinador vencedor. Quando ele chega na final, é difícil ganhar dele. Tenho certeza que o Palmeiras vai ser campeão em 2020 – finalizou.

O Palmeiras recebe o Corinthians neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, sem torcida por conta da pandemia de coronavírus. Como o primeiro jogo foi 0 a 0, qualquer vitória simples garante o título para uma das equipes. Caso dê nova igualdade no placar, a decisão vai para os pênaltis.

Veja também

+ Após foto “com volume” ser derrubada no Instagram, Zé Neto republica imagem usando bermuda

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ Baleia jubarte consegue escapar de rio cheio de crocodilos na Austrália

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Morre mãe de Toni Garrido: “Descanse, minha rainha Tereza”

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea