A britânica Weir anunciou a aquisição da brasileira Fast2Mine Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas, especializada em softwares de gerenciamento de minas (MMS). O valor da transação não foi divulgado, mas a operação marca a segunda investida relevante da companhia no setor, após a compra da Micromine por US$ 871 milhões.
Com atuação em 84 operações de diferentes commodities no Brasil e no exterior — incluindo Chile, Argentina, México, Guiana e Libéria —, a Fast2Mine oferece soluções de controle de frotas, otimização de minas, gestão de materiais e diagnósticos da saúde de ativos. Segundo a Weir, a plataforma brasileira complementa os softwares da Micromine e amplia o portfólio de planejamento e controle de minas, tanto a céu aberto quanto subterrâneas.
Para o diretor-executivo Jon Stanton, a aquisição garante presença imediata e robusta no Brasil, “lar de alguns dos maiores depósitos minerais do mundo”. A empresa destacou ainda que a compra não altera suas projeções financeiras para 2025, ano em que a Weir projeta elevar sua margem operacional para cerca de 20%, sustentada por demanda aquecida no setor mineral e pela integração das novas tecnologias de software.