Waze aposta em pequenas empresas para crescer no Brasil

Coluna: ISTOÉ Tecnologia

André Cardozo é jornalista e cobre tecnologia há mais de 15 anos. É editor de ISTOÉ Online.

Waze aposta em pequenas empresas para crescer no Brasil

André Cardozo
Brasil está entre os cinco primeiros no ranking de uso do Waze Foto: André Cardozo

Em evento para a imprensa realizado ontem em São Paulo, o Waze compartilhou alguns dados inéditos da plataforma e revelou planos para os próximos meses. Primeiro, alguns números.

  • O Waze está oficialmente no Brasil desde 2016 e atualmente funciona em 185 países e 52 idiomas
  • O app orienta a navegação de 78 milhões de quilômetros por dia
  • Mais de 30 mil voluntários acrescentam informações aos mapas na comunidade de usuários do Waze; 2 mil no Brasil
  • O Waze tem 4,5 milhões de usuários ativos em São Paulo e 1,7 milhão no Rio de Janeiro
  • No Brasil, 20% das navegações têm como destino algum tipo de estabelecimento comercial

É neste último dado que o Waze aposta para aumentar sua receita no Brasil.

A empresa aposta em uma plataforma que permite que donos de bares, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos de pequeno porte anunciem no app de forma barata e fácil.

“A empresa não precisa nem ter site para anunciar, afinal muitas PMEs não têm site. E o investimento começa em 8 reais por dia”, observou Fernando Belfort, head da área de PMEs do Waze, durante o evento.

O Waze aposta ainda nos dados das atividades dos usuários para tornar suas ações de publicidade mais assertivas. No evento, a empresa divulgou uma lista dos tipos de estabelecimento comercial mais visitados pelos usuários, conforme slide abaixo.

Waze aposta em pequenas empresas para crescer no Brasil

Waze compila dados dos locais visitados pelos usuários do app

Dessa forma, o Waze tem a estratégia de se colocar para o mercado como uma plataforma que pode ser usada para publicidade a partir de informações sobre o deslocamento, em vez de apenas localização. “Há uns 15 apps que sabem onde você está, mas apenas o Waze sabe para onde você vai”, observa Eduardo Paraske, head de marketing do Waze para a América Latina.