Os Estados Unidos contribuirão com 667 milhões de dólares (3,72 bilhões de reais) para um fundo destinado a fortalecer capacidades de resposta a pandemias, anunciou a secretária do Tesouro, Janet Yellen, nesta quarta-feira.

“O presidente Biden e eu acreditamos que um bom fundo para pandemias nos possibilitará nos prevenir, nos preparar e responder melhor às pandemias”, disse Yellen em um evento no Rio de Janeiro, antes de uma reunião de ministros do G20.

O montante anunciado por Yellen representa, segundo os Estados Unidos, um terço da meta de 2 bilhões de dólares (11 bilhões de reais) deste fundo lançado em 2022 pelo Banco Mundial com o apoio dos países do G20.

O anúncio do financiamento destinado a sustentar o fundo até 2026 depende, no entanto, da aprovação do Congresso e de sua “disponibilidade”, afirmou Washington, a menos de quatro meses das eleições presidenciais americanas.

O Departamento do Tesouro dos EUA também apelou aos doadores a duplicarem seus compromissos iniciais e solicitou o apoio de novos parceiros, incluindo governos, o setor privado, filantropos e a sociedade civil.

alb/tmo/ll/jc/aa