Recentemente, Yasmin Brunet foi eliminada do “BBB24” com 80,76% dos votos em um paredão triplo. Poucos dias antes, Wanessa Camargo foi desclassificada do reality por agressão a Davi. As duas, que já eram famosas antes, não deixaram a casa mais vigiada do Brasil colecionando a estima do público — e elas não foram as únicas.

Karol ConkáNego DiProjota, Viih TubeFiukKey AlvesRodriguinho são outros nomes conhecidos que também não caíram nas graças dos espectadores do reality durante suas respectivas participações. Eles mostraram que, quando o assunto é “BBB”, a fama nem sempre ajuda. E apesar de alguns deles terem conseguido a redenção e o carinho do Brasil, outros caíram no esquecimento após terem mostrado certos traços de suas personalidades.

Para explicar as razões pelas quais isso acontece, a IstoÉ Gente procurou Fabiana Bruno, fundadora e CEO da SUBA, agência de conteúdo especialista em influência e responsável pelo gerenciamento de imagem de Karol Conká após o “BBB”.

Por que famosos saem do ‘BBB’ cancelados?

Karol Conká foi eliminada do 'BBB21' com 99,17% dos votos
Karol Conká foi eliminada do ‘BBB21’ com 99,17% dos votos (Crédito:Reprodução/Globo)

“As celebridades, influenciadores, como o próprio termo indica, têm que ter muita consciência sobre seu poder de influência sobre o coletivo e o impacto que causam na sua audiência”, começa Fabiana.

“Quando o público percebe que a celebridade não está ‘honrando’ seus valores e sendo responsável com seu espaço de destaque, visibilidade ou privilégio, isso pode levar à rejeição”, esclarece a especialista.

Ou seja, quando a imagem transparecida nas performances não corresponde às atitudes cotidianas daquela figura pública, a quebra de expectativa de seu público pode resultar no tão temido “cancelamento”. E para Fabiana, é importante que um famoso cancelado assuma o erro para se redimir com o público.

“Quando errar, assumir que errou. Ser real, não um personagem atuando. Quanto mais verdadeiro, mais crível. É preciso estar atento à relação com o público, falar e sentir com autenticidade a responsabilidade pelos seus atos”, recomenda a especialista.

Estratégias de recuperação de imagem

Falando sobre o caso Karol Conká, Fabiana explica que a cantora desenvolveu um “profundo trabalho de autoconhecimento” com a cantora.

“O primeiro passo foi uma conversa profunda com ela para entender como estava se sentindo, acolhê-la sem julgá-la e contar o que tinha reverberado aqui fora”, detalha a especialista, que recomendou recursos terapêuticos, cuidado familiar e distância das redes sociais.

“Olhamos para os gatilhos do comportamento dela na casa e o reflexo aqui fora. Buscamos lugares onde ela pudesse contar uma outra parte desta história, se colocando como um ser humano que tem fortalezas e fraquezas, que erra e acerta, menos Karol Conká, mais Karoline dos Santos de Oliveira”, continua.

Para Fabiana, era importante “humanizar” Karol: “Lembro-me que, ao sair, ela me disse muitas vezes: ‘Aquela não era eu’. E eu dizia: ‘É fundamental você entender que aquela também é você, e é humano ter luz e ter sombra.'”

Transparecer a humanidade do famoso também é importante, e foi o que os especialistas almejaram ao aceitar o documentário “A Vida Depois do Tombo”, que mostrou a trajetória da cantora após o reality. Além disso, Karol investiu em um programa sobre saúde mental em suas redes sociais, para “compartilhar seus aprendizados na jornada de autoconhecimento”.

E apesar dos muitos “cancelamentos”, Fabiana não descarta que o “BBB” seja uma boa opção de visibilidade aos famosos, mas indica que a recomendação é analisar o perfil e o momento de carreira do cliente, assim como avaliar se a atração tem retorno financeiro atrativo.