Wall Street ignora anúncios de tarifas e Nasdaq e S&P 500 fecham em recorde

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quinta-feira (10), com os índices Nasdaq e S&P alcançando recordes, impulsionada por dados de emprego melhores do que o esperado nos Estados Unidos e ignorando os anúncios de novas tarifas.

O Nasdaq subiu 0,09%, para 20.630,66 pontos, em sua segunda sessão consecutiva de recordes, enquanto o S&P 500 cresceu 0,27%, para 6.280,46, superando sua máxima histórica alcançada na última quinta-feira. O Dow Jones avançou 0,43%, para 44.650,64.

Os investidores não deram muita atenção aos anúncios de novas tarifas feitos esta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dirigidos a importantes parceiros comerciais, incluindo o Brasil, segundo os analistas.

“Está bastante claro que o mercado não quer prestar atenção às notícias sobre tarifas até que estas entrem realmente em vigor”, disse Steve Sosnick, da Interactive Brokers.

“Enquanto houver alguma razão plausível para que as tarifas sejam renegociadas, adiadas ou modificadas, o mercado não reagirá”, acrescentou.

Os investidores receberam com otimismo a queda nos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada (-5.000). Analistas esperavam um aumento, de acordo com a média das expectativas compiladas pela Bloomberg.

“A principal conclusão do relatório continua sendo que as empresas têm demorado a demitir funcionários, mas tem se tornado mais difícil encontrar um emprego após perdê-lo”, escrevem os analistas da Briefing.com.

Em sua opinião, “essa dinâmica reflete uma desaceleração do mercado de trabalho, mas não um mercado de trabalho verdadeiramente fraco”.

tmc/nth/dga/mel/ic/am

S&P Global Ratings