Wall Street fecha em queda, influenciada por temor ao ‘tarifaço’ dos EUA

A Bolsa de Valores de Nova York fechou no vermelho nesta sexta-feira (11), refletindo sua preocupação com as múltiplas ameaças tarifárias de Donald Trump, em particular as feitas ao Canadá.

O Dow Jones fechou em queda de 0,63%, enquanto o índice tecnológico Nasdaq recuou 0,22% e o ampliado S&P 500 perdeu 0,33%.

“Uma nova rodada de ameaças tarifárias do presidente Trump está afetando o apetite pelo risco ao final da semana”, resumiu José Torres, da Interactive Brokers.

Na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos impôs ao Canadá, o segundo maior parceiro comercial de seu país, uma tarifa de 35%, uma das mais altas anunciadas por Washington esta semana para cerca de 20 países.

“Ainda não vimos nenhuma nova aplicação de tarifas substanciais”, disse à AFP Adam Sarhan, da 50 Park Investments.

Os operadores do mercado aguardam com especial atenção vários dados sobre o desempenho da economia americana, como os números da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e ao produtor (PPI) e um novo indicador da confiança do consumidor. Todas essas informações serão conhecidas na próxima semana.

“Economistas e investidores vão observar de perto se as tarifas de Trump se refletem na cadeia de abastecimento ou nas vitrines das lojas, e vão usar esta informação para avaliar o ritmo” com que o Fed está aplicando sua política monetária, prevê Torres.

A grande maioria dos investidores acredita que o banco central americano manterá os juros inalterados em sua próxima reunião, segundo o indicador publicado pela ferramenta on-line FedWatch CME. No entanto, cada vez são menos os que preveem um corte de juros em setembro.

No mercado de títulos públicos, o rendimento da dívida americana com vencimento em dez anos subiu bruscamente para 4,42%, em comparação com os 4,35% do fechamento de ontem.

tmc/nth/dg/mel/cjc/mvv/rpr

S&P Global Ratings