A bolsa de Nova York fechou no azul nesta segunda-feira (14), aliviada pelo anúncio de uma isenção provisória das tarifas alfandegárias dos Estados Unidos sobre certos produtos tecnológicos e pela calma no mercado de títulos após várias sessões agitadas.
O índice industrial Dow Jones avançou 0,78%, o tecnológico Nasdaq subiu 0,64% e o ampliado S&P 500 ganhou 0,79%.
Em plena guerra comercial com a China, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isentou de tarifas, neste fim de semana, produtos de alta tecnologia como smartphones, notebooks e semicondutores.
Desde a semana anterior, os Estados Unidos taxam os produtos chineses com uma tarifa alfandegária de 145%, como parte de uma ampla ofensiva protecionista lançada no começo de abril, que provocou grande volatilidade nos mercados.
Pequim adotou represálias e no sábado elevou as tarifas cobradas dos Estados Unidos para 125%.
“Mesmo que se espere que o indulto aduaneiro só dê um alívio de curto prazo”, o mercado americano se viu “apoiado pela tendência empática da Casa Branca”, afirmou José Torres, analista da Interactive Brokers.
Posteriormente, o governo Trump relativizou afirmando que as isenções são “temporárias” e que ainda tem a intenção de impor tarifas sobre os produtos eletrônicos.
Trump disse que vai anunciar “no transcurso da semana” novas tarifas aos semicondutores que entram no país.
“Os investidores veem a flexibilização da retórica comercial como um sinal altista” e “que a administração Trump está prestando cada vez mais atenção à evolução dos mercados financeiros”, acrescentou Torres.
Além disso, “parte da extraordinária volatilidade no mercado do Tesouro americano diminuiu”, o que apoia Wall Street, disse à AFP Christopher Low, da FHN Financial.
O rendimento da dívida pública americana a dez anos caiu significativamente nesta segunda-feira para 4,38% por volta das 20h20 20h20 GMT (17h20 de Brasília), frente aos 4,49% no fechamento de sexta-feira.
“Os empréstimos ao consumo, os empréstimos para a habitação, os empréstimos para automóveis e também os empréstimos às empresas para todo tipo de investimentos estão todos ligados aos bônus do Tesouro”, explicou Low.
Na bolsa, os fabricantes de automóveis foram muito requisitados, entre eles Ford (+4,07%), General Motors (+3,46%) e Stellantis (+5,64%), depois que Trump também disse que “precisam de um pouco de tempo” para transferir sua produção aos Estados Unidos, como ele exige.
tmc/rl/arm/dga/mvv/am