A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta segunda-feira (10), impulsionada pelas expectativas de que seja encerrada a paralisação orçamentária nos Estados Unidos, conhecida como “shutdown”, após mais de 40 dias de fechamento dos serviços públicos federais.
O Dow Jones subiu 0,81%, o Nasdaq, de tecnologia, avançou 2,27%, e o índice ampliado S&P 500 teve alta de 1,54%.
“Os investidores estão se agarrando à notícia de que o Senado se prepara para adotar uma medida para reabrir o governo” após o bloqueio orçamentário mais longo da história do país, disse à AFP o analista Jack Albin, da Cresset.
No domingo, foi enviado ao Senado um projeto de acordo entre a maioria republicana e alguns democratas moderados. Espera-se que a Câmara Alta o aprove no final desta segunda-feira ou na madrugada de terça.
Em seguida, caberá à Câmara dos Representantes examinar a proposta e, caso seja aprovada, restará apenas a promulgação pelo presidente americano, Donald Trump.
“Veremos se o governo reabrirá nos próximos dias”, o que seria “bom tanto para os consumidores quanto para os investidores”, afirmou Albin.
Desde 1º de outubro, quando começou o fechamento, mais de um milhão de funcionários públicos estão sem receber salário; o pagamento de certos auxílios foi gravemente afetado, assim como o tráfego aéreo, com centenas de voos cancelados diariamente.
Uma eventual reabertura “reforça as perspectivas de crescimento e reacende o otimismo”, destacou Jose Torres, da Interactive Brokers.
O fim do bloqueio também permitiria que os investidores voltassem a ter acesso aos dados econômicos oficiais, que não vêm sendo divulgados devido ao fechamento dos serviços públicos responsáveis pelas estatísticas.
ni/tmc/cjc/mr/am