Wall St fecha primeira semana de 2022 em queda por preocupações com altas nos juros

Wall St fecha primeira semana de 2022 em queda por preocupações com altas nos juros

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) – Wall Street encerrou a primeira semana do novo ano com perdas diárias e semanais, conforme investidores mostraram preocupação com a iminência de aumentos nas taxas de juros e com o desdobramento de notícias sobre a Ômicron.

Os índices S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda nesta sexta-feira, depois de o mais recente relatório de empregos nos EUA ressaltar receios de investidores de que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) elevará os juros de forma agressiva para combater a inflação.

Dados do governo mostraram que o mercado de trabalho dos EUA está em pleno emprego ou próximo dele, embora a geração líquida de vagas em dezembro tenha ficado bem abaixo do esperado, em meio à escassez de trabalhadores.

Na quarta-feira, a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de 14 e 15 de dezembro mostrou que as autoridades da instituição viram o mercado de trabalho como “muito apertado” e sinalizou que o Fed pode ter de aumentar as taxas de juros mais cedo do que o esperado para conter a inflação.

“A conclusão do investidor é que o mercado de trabalho continua apertado, apesar da decepção com o número da manchete”, disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors em Boston. “Os investidores estão preocupados com o fato de o Fed ser mais agressivo (na política monetária) do que o esperado.”

O índice S&P 500 fechou esta sexta em queda de 0,41%, a 4.677,03 pontos. O Dow Jones teve variação negativa de 0,01%, a 36.231,66 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,96%, a 14.935,90 pontos.

O S&P 500 caiu 1,87% na semana, o Dow Jones cedeu 0,29%, e o Nasdaq Composite despencou 4,53% –esta a pior marca desde o fim de fevereiro de 2021.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI060SJ-BASEIMAGE