Wall St fecha em queda com inflação na máxima em 40 anos prenunciando Fed mais agressivo

Wall St fecha em queda com inflação na máxima em 40 anos prenunciando Fed mais agressivo

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) – Wall Street voltou a cair nesta quinta-feira, após a inflação norte-americana nas máximas em quatro décadas consolidar expectativas de que o banco central dos EUA elevará a taxa de juros na próxima semana para evitar que a economia superaqueça.

Apesar de os três principais índices terem encerrado no vermelho, o mercado reduziu as perdas no fim do dia e terminou bem acima das mínimas da sessão. As bolsas de valores em Nova York tiveram na quarta-feira seu melhor dia em meses, depois de uma liquidação de várias sessões.

Os preços ao consumidor subiram em fevereiro para uma taxa anual de 7,9%, segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, leitura mais forte em 40 anos.

“Ainda se espera que o Fed eleve os juros de quatro a sete vezes em até dois para conter o crescimento econômico”, disse Paul Nolte, gestor de portfólio da Kingsview Asset Management em Chicago, acrescentando que “o que complica isso é que o Fed nunca aumentou as taxas com a curva de juros tão plana e a volatilidade tão alta”.

O índice S&P 500 fechou em queda de 0,43%, a 4.259,52 pontos. O Dow Jones caiu 0,34%, a 33.174,07 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,95%, a 13.129,96 pontos.

Dos 11 principais setores do S&P 500, seis fecharam em território negativo, com tecnologia sofrendo a maior queda percentual, enquanto os papéis de energia tiveram o maior ganho.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI291C2-BASEIMAGE