Wall St encerra semana tumultuada com sólido rali por alívio em temor de alta do juro

Wall St encerra semana tumultuada com sólido rali por alívio em temor de alta do juro

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) – As ações de Wall Street fecharam em alta acentuada nesta sexta-feira e encerraram vários dias de liquidação com uma retomada impulsionada por balanços corporativos otimistas, fortes dados econômicos e menos preocupações com um aumento da taxa de juros pelo banco central dos Estados Unidos acima do esperado.

O índice S&P 500 fechou em alta de 1,92%, a 3.863,16 pontos. O Dow Jones subiu 2,15%, a 31.288,26 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 1,79%, a 11.452,42 pontos.

Os três principais índices acionários dos EUA registraram ganhos sólidos, com o índice S&P para o setor financeiro na liderança depois que o balanço do Citigroup Inc superou previsões. Isso reverteu os efeitos da liquidação de quinta-feira, ditada pela orientação pessimista dada pelos bancos rivais JPMorgan Chase e Morgan Stanley.

O S&P 500 e o Dow Jones puserem fim a sequências de cinco dias de perdas e, junto com o Nasdaq, acumularam recuo semanal.

“Ainda estamos abaixo da linha de tendência de queda”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research em Nova York. “Uma nova tendência não se faz em um dia.”

Temores de que o Federal Reserve suba os custos dos empréstimos agressivamente foram acalmados após comentários de autoridades do Fed na quinta e nesta sexta-feira. Formuladores de política monetária indicaram que um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa de juros é mais provável que o incremento de 1 ponto percentual que muitos no mercado temiam. [nL1N2YW1RR]

Todos os 11 principais setores do S&P 500 terminaram o pregão desta sexta em território positivo, com as ações financeiras conquistando, com folga, o maior ganho percentual, de 3,5%.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6E0YQ-BASEIMAGE