Em meio a um cenário de transformações na indústria audiovisual, a produtora UltraVioleta realiza o pré-lançamento da primeira edição brasileira do World AI Film Festival (WAIFF). Inédito no país, o evento sobre filmes produzidos com Inteligência Artificial se propõe a debater o impacto da tecnologia sobre o processo de criação audiovisual. O pré-lançamento acontece no RioMarket, no Festival do Rio, nesta sexta-feira, dia 03, às 17h, com a presença de Luis Antonio Silveira, produtor executivo da UltraVioleta, empresa responsável pela realização nacional do WAIFF.
O evento está programado para os dias 27 e 28 de fevereiro de 2026, em São Paulo, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), e faz parte de uma rede global de festivais dedicados à IA que estão sendo lançados, simultaneamente, neste último trimestre em países como França, Japão, Coreia e China. A programação, que coloca em debate o papel da Inteligência Artificial como uma nova ferramenta de criação no cinema, é composta por uma mostra competitiva de filmes realizados com IA, e uma intensa programação que inclui mesas redondas, palestras e workshops, estudos de casos e espaços de networking. As inscrições para a mostra competitiva estarão abertas de 15 de outubro a 15 de janeiro no site do evento, onde também já estão disponíveis os detalhes para realizar a inscrição. Para o site internacional da rede de festivais, clique aqui.
A produtora UltraVioleta assina a produção da versão nacional do WAIFF, em parceria com a FAAP, sede do evento.
“A FAAP traz para o evento o aspecto formativo e de debate consistente. Estamos realizando o festival dentro de uma universidade que forma profissionais do audiovisual, e que tem um corpo docente com grandes professores, capazes de questionar e debater importantes questões relacionadas à IA e ao audiovisual”, explica Carlos Guedes/Cebola, sócio da UltraVioleta.
Apoiadores: SPCine, Bravi, Festival do Rio, Latam Content Meeting, Revista Elle e Grupo Papaki.
A mostra competitiva
Serão premiados na mostra competitiva as seguintes categorias:
Curta metragem em 6 subcategorias:
Melhor Filme de Animação;
Melhor Filme de Ação;
Melhor Filme de Drama;
Melhor Filme Fantástico;
Melhor Filme Documental;
Melhor Filme Jovem.
Microssérie de mídia formato vertical;
Publicidade – Filme de 15 a 60 segundos para um produto ou serviço imaginário;
Melhor longa metragem com mais de 25 minutos.
Entre os profissionais confirmados no corpo do júri da mostra competitiva, estão Fabiano Gullane, produtor e sócio da distribuidora Gullane Filmes, com presença em festivais como Cannes e Veneza; o cineasta Heitor Dhalia, diretor de obras como o longa “O Cheiro do Ralo” e a série “DNA do Crime”; Lyara Oliveira, presidente da Spcine, empresa da Prefeitura de São Paulo com foco no desenvolvimento do audiovisual; Paulo Aguiar, criador do CR_IA, plataforma de educação e consultoria em IA generativa; e Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista.
Sobre o Festival Internacional
A primeira edição do festival aconteceu este ano, em Nice, na França, com mais de 15 mil inscritos de 85 países. Foram selecionados 40 projetos participantes e entregues 11 prêmios para os concorrentes vencedores. A mostra competitiva premiou em primeiro lugar o filme “The Russian Sleep Experiment“, do diretor Nicolas Pomet.
Em 2026, o festival amplia sua atuação para outros continentes, sendo realizado no Japão, Marrocos, Coreia e China, além de França e Brasil. O WAIFF internacional já tem, ainda, negociações avançadas para uma data fixa no calendário de eventos da cidade de Cannes, na França, um dos mais importantes polos da indústria, que já recebe eventos como o Festival de Cinema, o MIPCOM e o Festival de Publicidade.
Serviço:
Pré-lançamento do World AI Film Festival (WAIFF)
Onde: RioMarket, Rio de Janeiro
Quando: 03 de outubro de 2025, às 17h
Abertura de inscrições para mostra competitiva
Quando: De 15 de outubro a 15 de janeiro
Festival World AI Film Festival (WAIFF)
Onde: FAAP, São Paulo
Quando: 27 e 28 de fevereiro de 2026
Ver essa foto no Instagram