Wagner Moura repete Fernanda Torres e conquista Globo de Ouro

SÃO PAULO, 12 JAN (ANSA) – Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, conquistou o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama em 2026, repetindo o feito alcançado por Fernanda Torres com “Ainda Estou Aqui” no ano passado.   

Essa é a primeira vez que um ator brasileiro fatura o troféu de melhor interpretação masculina em uma das principais premiações do cinema mundial.   

“Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira”, disse Wagner no palco do Globo de Ouro, após já ter faturado o troféu de melhor interpretação em Cannes pelo mesmo filme.   

Em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, o ator vive o professor universitário Marcelo, que retorna à sua cidade natal após anos sendo perseguido por matadores de aluguel em São Paulo.   

O longa é ambientado no Recife, durante a ditadura militar, na esteira do sucesso de “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2025 e que se passa no mesmo período histórico.   

“O Agente Secreto” também foi premiado no Globo de Ouro como melhor filme em língua não-inglesa, em uma noite que fortalece a campanha do longa e do próprio Wagner Moura para chegar ao Oscar, cujos indicados serão anunciados em 22 de fevereiro.   

Em publicação no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou que “o cinema brasileiro mais uma vez” está “no topo do mundo”. “Sensacional a vitória do talentosíssimo Wagner Moura no Globo de Ouro. A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em ‘O Agente Secreto'”, escreveu o presidente.   

“Como o próprio Wagner tem dito, o cinema brasileiro vem mobilizando a atenção e o respeito das pessoas em todas as regiões e tem sido um símbolo importante da volta da valorização dos artistas em nosso país”, acrescentou.   

Wagner superou Dwayne “The Rock” Johnson (“Coração de Lutador: “The Smashing Machine”), Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Oscar Isaac (“Frankenstein”).   

“O Agente Secreto” também concorrida no Globo de Ouro ao troféu de melhor filme de drama, mas acabou superado por “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, de Chloé Zhao. (ANSA).