Wagner Moura recebe homenagem por trajetória profissional em prêmio nos EUA

Carreira do ator foi reconhecida por inteligência, intensidade e autenticidade

Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Wagner Moura, 49 anos, foi homenageado com o prêmio de realização em atuação no Astra Awards, em Los Angeles, Estados Unidos, na última sexta-feira, 9. O prêmio consagra o conjunto da obra de um ator. Ao anunciar o prêmio, a organização disse que estava reconhecendo “seu trabalho extraordinário e impacto contínuo no cinema e televisão do mundo todo”.

“Ao longo de sua carreira, as performances de Moura consistentemente demonstraram inteligência, intensidade e autenticidade, o que o torna um talento nato e um homenageado digno do prêmio de realização em atuação deste ano”, disse Hollywood Creative Alliance, organizadora do Astra Awards.

+ Globo de Ouro 2026: saiba onde assistir à cerimônia de premiação

Wagner subiu ao palco e, visivelmente emocionado, falou sobre o impacto de “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho, que concorre em três categorias do Globo de Ouro, em sua vida e na cultura de uma nação. “Nosso filme é sobre essa falta de memória coletiva, e o quão trágico isso pode ser para um país. Mas também é sobre um homem que decide se manter fiel aos seus valores quando tudo ao seu redor dizia o contrário. Se o trauma atravessar gerações, valores também podem”, discursou.

“Pessoalmente, eu tenho esperança e sou otimista. Eu costumo dizer que sou pessimista em relação ao presente, mas otimista em relação ao futuro. Não sei se faz sentido. Eu tenho esperança. Filmes me dão esperança. Os artistas que estão aqui hoje me dão esperança”, completou o ator. O prêmio foi entregue pela atriz Sophia Carson, que vai atuar no próximo filme dirigido por Wagner.

Assista abaixo:

Veja a íntegra do discurso:

“Obrigado, Sophia. Eu admiro tanto a Sophia. Vou dirigir o meu segundo longa-metragem neste ano, e quando eu estava procurando o elenco uma das primeiras pessoas com quem conversei foi a Sophia. Quando ela me deu oi, eu soube que era ela. E esses filmes que eu quero fazer são difíceis de financiar, então a Sophia foi muito paciente. Demorou uns três anos, e ela continuou conosco. Muito obrigado, você é uma ótima atriz. Eu escrevi um discurso, mas não trouxe os meus óculos. Então isso vai ser divertido.

Obrigado à Hollywood Creative Alliance por este prêmio. Obrigado à [distribuidora] Neon, que tem sido uma ótima parceira para “O Agente Secreto”. Obrigado à minha equipe, minha família, minha esposa, meus filhos, meus amigos e, claro, um agradecimento especial a Kleber Mendonça Filho, meu irmão nesta oportunidade extraordinária. Ele é um diretor fantástico, se você nunca assistiu aos seus outros filmes, você deveria.

Realização em Atuação é uma categoria e tanto para representar. Como atores, temos muita sorte de encontrar esses personagens, habitar seus mundos e criar a alma desses seres humanos. Me sinto muito grato por ter tido a oportunidade de fazê-lo muitas vezes na minha vida, o que é incrível para um garoto que cresceu no Nordeste do Brasil, onde, nos anos 90, era maluquice uma criança sonhar em ser ator.

Estamos muito felizes com a atenção que ‘O Agente Secreto’, um filme muito brasileiro, tem recebido internacionalmente. Significa muito para nós, para o Brasil, para os brasileiros. Para a autoestima de um país que, recentemente, passou por um período bizarro, em que a extrema direita decidiu resgatar no Brasil do século 21 os valores e a lógica da ditadura que tivemos entre 64 e 85. Isso, na minha opinião, só foi possível por causa da nossa amnésia autoinfligida. Nosso filme é sobre essa falta de memória coletiva, e o quão trágico isso pode ser para um país.

Mas também é sobre um homem que decide se manter fiel aos seus valores quando tudo ao seu redor dizia o contrário. Se o trauma atravessar gerações, valores também podem. [aplausos] Pessoalmente, eu tenho esperança e sou otimista. Eu costumo dizer que sou pessimista em relação ao presente, mas otimista em relação ao futuro. Não sei se faz sentido. Eu tenho esperança. Filmes me dão esperança. Os artistas que estão aqui hoje me dão esperança. Você me dá esperança, Sophia [Carson]. Obrigado por essa linda honra, tenham uma ótima noite”.