Wagner Moura, 49 anos, despertou curiosidade ao usar uma expressão desconhecida pela maioria dos brasileiros antes de entrar no The Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, premiação do Globo de Ouro 2026, na noite do último domingo, 11. A cerimônia atraiu a atenção do público pelo destaque de “O Agente Secreto”, que concorreu em três categorias.
O filme brasileiro do diretor Kléber Mendonça Filho levou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa, quebrando um jejum de 27 anos. A última vez que o Brasil ganhou na categoria foi em 1999, com “Central do Brasil”, de Walter Salles.
+‘Viva o Brasil, viva a cultura!’: veja o discurso de Wagner Moura no Globo de Ouro
+Fernanda Torres parabeniza Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho por Globo de Ouro
O longa também fez história com Wagner Moura, que conquistou o prêmio de melhor ator em filme de drama. É a primeira vez que um ator brasileiro vence na categoria, e primeira vez que o Brasil leva dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Momentos antes do anúncio, o ator baiano, ao lado de sua esposa, Sandra Delgado, disparou “o cancão hoje vai piar”, expressão que chamou atenção na web, divertindo alguns, que captaram referência, enquanto confundia outros, sem conhecer o seu significado.
A locução, largamente conhecida no Nordeste, sobretudo no interior, pode ter origem no interior da Paraíba, e significa que uma determinada situação pode se complicar e que as pessoas envolvidas estão em perigo. A expressão faz alusão ao pássaro cancão, que pia continuamente quando sente que está ameaçado, como a presença de predadores e caçadores.
Pode-se comparar a locução com a expressão “a jiripoca vai piar”, que também remete a clima de apreensão, e faz referência a um peixe de água doce, comumente encontrado nos rios das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, e que nada na superfície dos rios, emitindo um som bastante semelhante ao pio de um pássaro.
Ver esta publicação no Instagram