Wagner Moura cresceu em cidade inundada por construção de hidrelétrica

Antes da fama, ator viveu em Rodelas, cidade submersa para a construção de uma hidrelétrica, experiência que marcou sua infância

Wagner Moura cresceu em cidade inundada por construção de hidrelétrica

Wagner Moura, 49 anos, viveu parte da infância em Rodelas, município do sertão baiano que deixou de existir após ser alagado para a construção de uma usina hidrelétrica.

A cidade foi submersa durante as obras da Hidrelétrica de Itaparica, na década de 1980, obrigando os moradores a se deslocarem para uma nova área. Para acolher a população, foi criada Nova Rodelas, para onde Wagner e sua família se mudaram.

Naquele período, o ator tinha 11 anos e chegou a conceder uma entrevista a uma emissora de televisão, comentando como se sentia em relação à mudança. “Não estava com vontade me mudar, não, mas agora que já mudei… É legal, melhor que aqui. […] Aqui é o lugar que a gente brinca, sempre se diverte, já tem as coisas tudo, que a gente já sabe tudo. Lá é tudo estranho para a gente. Aqui a gente joga bola e brinca de se esconder”, afirmou, ao responder se havia gostado da nova cidade.

Anos depois, Wagner voltou a falar sobre a antiga Rodelas e a relação afetiva que mantém com o lugar. “[Rodelas] é uma cidade linda. Tenho uma memória de uma cidade idílica. Queria voltar lá pra mostrar a cidade para os meus filhos, mas eu fico sem querer ir porque é outra cidade, e eu tenho medo de apagar aquela memoria tão boa que eu tenho dali”, disse em entrevista ao programa de Amaury Jr., em 2011.

Nascido em Salvador, o ator retornou à capital baiana na adolescência. Foi lá que iniciou sua trajetória no teatro e se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atualmente, o protagonista de O Agente Secreto vive nos Estados Unidos, onde mora há cerca de sete anos, mas também mantém um apartamento na orla da Barra, em Salvador.