A Agência Mundial Antidoping (Wada) voltará a Moscou na semana que vem para realizar uma auditoria da Agência Russa Antidoping (Rusada), anunciaram nesta terça-feira os responsáveis da entidade russa.

“Nosso objetivo é que a auditoria seja um sucesso, nos preparamos para isso. Os responsáveis da Wada chegarão em 10 de dezembro e a auditoria da Rusada acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro”, declarou a vice-presidente da Rusada, Margarita Pakhnotskaia, citada por agências russas.

Segundo Pakhnotskaia, a auditoria irá estudar o bom funcionamento da Rusada em relação ao “planejamento, aos testes, ao tratamento dos resultados, às investigações, à formação, às autorizações de uso para fins terapêuticos e à conservação de dados pessoais”.

O presidente da Rusada, Iouri Ganous, explicou à agência de notícia Interfax que esta visita da Wada é “separada” da inspeção realizada no laboratório antidoping de Moscou feita na semana passada.

A Wada se encontrou na semana passada com autoridades russas e pôde visitar o laboratório, uma etapa necessária para uma possível anulação da suspensão da Rusada.

A Wada afirmou esperar que esta visita abrirá “uma via para uma missão técnica completa em meados de dezembro” que cuidará da extração de milhares de dados de exames antidoping deste laboratório, vítima de uma fraude que contou com o envolvimento do próprio governo russo entre 2011 e 2015, segundo investigações internacionais.

tbm/ama/am