A Agência Mundial Antidoping (Wada) recorrerá “antes do fim de semana” ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), entidade que julgará a exclusão da Rússia das competições internacionais imposta em dezembro, informaram nesta quarta-feira fontes próximas ao caso.

Em 10 de dezembro, a Wada excluiu a Rússia dos Jogos Olímpicos por quatro anos por ter manipulado dados do laboratório antidoping de Moscou para camuflar os resultados dos exames antidoping dos atletas russos.

Dias depois, a Agência Russa Antidoping (Rusada) apresentou uma impugnação contra as sanções na Wada, o que finalmente será julgado pelo TAS.

A Wada confirmou em 27 de dezembro ter recebido a notificação da Rusada e que, conforme o procedimento, recorreria ao TAS, última instância jurídica esportiva. A decisão deste tribunal será definitiva e terá que ser respeitada por todas as partes.

Caso o TAS confirme a exclusão da Rússia, os atletas considerados limpos poderão participar dos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 sob bandeira neutra, como foi o caso nos Jogos de Inverno de PyeongChang, em 2018.

ebe/fbr/pm/am