Tecnologia & Meio ambiente

Vulcão lança grande quantidade de cinzas durante erupções no Japão

Vulcão lança grande quantidade de cinzas durante erupções no Japão

(Arquivo) Foto mostra o vulcão Shinmoedake em Kagoshima, no Japão, em 11 de outubro de 2017 - JAPAN METEOROLOGICAL AGENCY, FUKUOKA REGIONAL HEADQUARTERS/AFP/Arquivos

Várias erupções de um vulcão ao sul do Japão projetaram quantidades significativas de cinzas nesta quarta-feira (7). As autoridades pediram à população que não se aproxime da montanha.

“A fumaça atingiu uma altitude de 3.000 metros pela primeira vez desde 3 de abril de 2011”, após uma série de erupções do vulcão Shinmoedake, segundo a agência japonesa de meteorologia em um comunicado.

O vulcão despertou na quinta-feira (1), mas desde a terça (6) lança fragmentos de lava à atmosfera.

As imagens feitas pela agência de meteorologia mostram lava e uma espessa fumaça preta saindo do vulcão desde meia-noite de quarta-feira.

Não foram registrados feridos nesta erupção.

O Japão, onde se encontram numerosos vulcões em atividade, está situado no “cinturão de fogo do Pacífico”, uma zona ampla que concentra a maioria dos sismos e erupções vulcânicas do planeta.

Em janeiro, um soldado das Forças de Autodefesa morreu durante a erupção de um vulcão próximo a uma estação de esqui muito frequentada no noroeste de Tóquio.

Em 27 de setembro de 2014, a erupção inesperada do Monte Otake, no município de Nagano, foi a mais fatal em quase 90 anos. Cerca de 60 pessoas morreram na zona que atrai muitos visitantes e é conhecida por suas espetaculares cores no outono.