MOSCOU, 3 AGO (ANSA) – Um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em 450 anos na região de Kamchatka, no leste da Rússia, informou a autoridade nacional de emergência neste domingo (3).
Imagens divulgadas pela mídia estatal russa mostram uma enorme coluna de cinzas expelida pelo vulcão Krasheninnikov, cuja última erupção data de 1550, de acordo com o Programa de Vulcanologia Global do Instituto Smithsoniano.
Estima-se que a coluna de cinzas tenha atingido uma altitude de 6 quilômetros, afirmou o Ministério de Situações de Emergência de Kamchatka em uma publicação no Telegram.
“A coluna está se espalhando para o leste, a partir do vulcão, em direção ao Oceano Pacífico. Não há áreas povoadas ao longo de seu trajeto, e nenhuma queda de cinzas foi registrada em áreas habitadas”, disse o ministério, que classificou a erupção com código de risco “laranja” para aviação, o que significa que os voos na área podem ser suspensos.
A emissão de lavas ocorreu após o Klyuchevskoy, outro vulcão da região, considerado o mais ativo da Europa e da Ásia, entrar em erupção na última quarta-feira (30).
As atividades em Krasheninnikov e Klyuchevskoy ocorreram após um terremoto de magnitude 8,8, um dos mais fortes já registrados, atingir a região no dia 30. (ANSA).