O vulcão Klyuchevskoi, localizado no extremo oriente da Rússia, entrou em erupção nesta quarta-feira (30), horas após o terremoto que provocou evacuações e alertas de tsunami na costa do Pacífico, informou o Serviço Geofísico russo.
🟢O vulcão Klyuchevskaya Sopka, o mais alto do continente euro-asiático, entrou em atividade na Península de Kamchatka. pic.twitter.com/vDV7MV2E5e
— Cebolinha (@Cebolinha1001) July 30, 2025
“O Klyuchevskoi está em erupção neste momento”, informou o serviço no Telegram, onde publicou fotos de uma erupção alaranjada no topo do vulcão e acrescentou que “lava incandescente é vista fluindo pela encosta oeste”.
Terremoto
Um terremoto de magnitude 8,8 causou, nesta terça-feira, dia 29, um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia. O fenômeno também atingiu o Japão. Além disso, autoridades emitiram alertas para risco de ondas destrutivas em diversos países do Pacífico.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do terremoto de profundidade de 19,3 km foi localizado a cerca de 125 km a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes.