O Voluntariado é a prática de oferecer trabalho ou serviços de forma espontânea e sem remuneração. É uma atividade realizada por escolha própria, visando a ajudar os outros, a contribuir para a comunidade ou para causas sociais, culturais, ambientais, entre outras. Pode ser em diversas áreas, e tem como objetivo principal promover o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade.

Há pouco tempo foi realizada uma pesquisa sobre voluntariado no Brasil, envolvendo algumas empresas para saber a quantidade de pessoas que já realizaram alguma ação voluntária em sua vida, desde a mínima atitude separando uma blusa que não use mais, um prato de comida que alguém deixou de comer, até grandes ações organizadas em grupos. Cerca de 70% da população brasileira já praticaram ato de voluntariado.

Podemos sim entender que de fato é um dos pilares do ESG, que representa a preocupação com o meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. O voluntariado corporativo, por exemplo, é uma importante prática que as empresas adotam para demonstrar seu compromisso com a responsabilidade social e a comunidade.

Além disso, também é uma maneira de envolver os colaboradores em ações sociais e ambientais, contribuindo para uma cultura organizacional mais engajada e consciente. Os trabalhadores das empresas têm encontrado diversos benefícios para sua vida pessoal por se engajarem em ações de voluntariado, bem como o inverso também acontece, as empresas têm tido muitos ganhos em apoiar ações solidárias, de voluntariado corporativo, e o principal deles é a integração e o desenvolvimento do seu time.

As empresas têm elencado benefícios como o fortalecimento da imagem perante a comunidade e o mercado, a oportunidade de engajar e motivar os colaboradores, o desenvolvimento de habilidades dos funcionários, e a contribuição para a responsabilidade social corporativa.

Além disso, o voluntariado pode proporcionar networking, melhorar o clima organizacional e gerar um impacto positivo na sociedade. Se sabemos que toda empresa é composta por pessoas, entendemos que os benefícios estão abrangendo a vida de cada trabalhador que faz parte do quadro de funcionários corporativo.

Grandes empresas realizam voluntariado como estratégia para o S do ESG, de vários ramos, instituições financeiras, indústrias, estatais, as empresas públicas, podemos citar como exemplo Bradesco, Petrobras, Sabesp, é muito interessante ver com o o voluntariado se conecta diretamente com os princípios do ESG.

E você, já participou de alguma ação de voluntariado? Se sim você pratica o S na veia, se não aproveite, não perca tempo já pode começar!