O volume de serviços prestados caiu em três das cinco atividades na passagem de janeiro para fevereiro, com destaque para a queda de 0,9% nos serviços profissionais, administrativos e complementares, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quarta-feira, 8, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Com a queda de fevereiro, os serviços profissionais acumularam uma queda de 3,0% desde dezembro do ano passado.

Também foram destaque negativo em fevereiro os serviços de informação e comunicação, com queda de 0,5%. Outro setor que também apontou resultado negativo em fevereiro foram os serviços prestados às famílias (-0,1%), após terem avançado em janeiro (0,5%).

Na contramão, as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio subiram 0,4% em fevereiro ante janeiro, acumulando ganho de 3,2% nos dois primeiros meses do ano. Já os outros serviços cresceram 0,2% ante janeiro, avançando 8,5% entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Na comparação com fevereiro de 2019, a alta de 0,7% no volume total de serviços prestados foi registrada em três das cinco atividades de divulgação, mas o movimento ficou concentrado em apenas 47,0% dos 166 tipos de serviços investigados pelo IBGE.

“Os ramos de outros serviços (9,3%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,8%) assinalaram as contribuições positivas mais relevantes em fevereiro de 2020”, diz a nota divulgada pelo IBGE.

No primeiro setor, houve aumento na receita das empresas de corretoras de títulos, valores mobiliários e mercadorias; coleta de resíduos não perigosos de origem doméstica, urbana ou industrial; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; atividades imobiliárias; administração de fundos por contrato ou comissão; e corretores e agentes de seguros, de previdência complementar e de saúde.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Entre os serviços de transporte, os destaques na comparação com fevereiro de 2019 foram a gestão de portos e terminais; navegação de apoio marítimo e portuário; concessionárias de rodovias, pontes e túneis; transporte aéreo de passageiros; atividades relacionadas à logística do transporte de cargas; e transporte dutoviário, informou o IBGE.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias