Volta da Espanha de ciclismo começará na Itália pela 1ª vez

ROMA, 20 AGO (ANSA) – A Itália entrará para a história no próximo sábado (23), pois sediará pela primeira vez uma etapa da tradicional La Vuelta, uma das principais provas do ciclismo mundial.   

Para celebrar sua 80ª edição, os organizadores do evento decidiram colocar três etapas completas em território italiano, mais precisamente na região do Piemonte. A primeira vai de Reggia di Venaria até Novara, enquanto a segunda começará em Alba e terminará em Limone Piemonte. A terceira, por sua vez, percorrerá cidades entre San Maurizio Canavese e Ceres.   

Os ciclistas entrarão na Espanha apenas na sétima etapa, programada para o dia 29, pois provas na França e em Andorra também foram incluídas no cronograma.   

A Vuelta também chamou atenção por ter colocado uma etapa de abertura focada para velocistas, já que apenas duas vezes na história um contrarrelógio inaugurou a tradicional corrida espanhola.   

Sem a presença de Tadej Pogacar, que optou por descansar um pouco mais antes de se preparar para o Campeonato Mundial em Ruanda, o grande favorito ao título da Vuelta é Jonas Vingegaard. No entanto, outros ciclistas podem surpreender, como Juan Ayuso, João Almeida, Giulio Ciccone e Antonio Tiberi.   

Os ciclistas também estão de olho nas premiações em dinheiro da Volta da Espanha, que vai distribuir 1,1 milhão de euros ao longo das 21 etapas. A quantia será dividida entre diferentes classificações, bem como recompensas e bônus adicionais.   

Na edição passada do evento, o campeão foi o esloveno Primoz Roglic, que ganhou a Vuelta pela quarta vez na carreira, sendo seguido pelo australiano Ben O’Conner e o anfitrião Enric Mas. O último italiano a conquistar o título na Espanha foi Fabio Aru, em 2015. (ANSA).