Volta às aulas: 5 dicas para montar uma lancheira saudável a semana toda

Crédito: Pexels

(Crédito: Pexels)

As aulas estão de volta e com elas os lanches e lancheiras, sempre uma preocupação dos pais. O que eu mando para a escola? Como variar os lanches?

Preparar o lanche nem sempre é a maior dificuldade, mas saber o que mandar e como variar é um desafio para todas as mães. Preparei 5 dicas para que você possa se organizar de um jeito simples e prático para variar bastante o cardápio de lanches e aumentar as chances de sucesso com as crianças.

REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

  1. – Façam juntos: Chame seu(sua) filho(a) para conversar sobre os lanches e te ajudar a planejar o cardápio do que ele(a) levará para escola, ou mesmo para os lanches de casa.  Sempre que possível, estimule que ele(a) te ajude no preparo do lanche. Dessa forma, aos poucos, vocês vão construindo mais autonomia e responsabilidade para ele(a).
  2. – Preparem um esquema semanal: Escolha tipos de lanches para cada dia da semana. Por exemplo: segunda – biscoito ou bolacha -, terça – sanduíches -, quarta – bolo -, quinta – salgado -, sexta – vegetais. Esse é um jeito simples de direcionar as escolhas ao mesmo tempo que traz possibilidades de variação infinitas.
  3. – Abuse da variedade: Um biscoito pode ser: polvilho, cookies integrais, de gergelim, de arroz, de leite… Cada vez que for preparar um sanduíche, pense em variar o pão e os recheios: queijo, geleia, cottage, ricota e suas várias possibilidades, cenourinha ralada, tomate, alface… O que não falta é bolo gostoso: banana, cenoura, laranja, coco, aipim… Na variação dos salgados, qual criança resiste a uma pipoca? Ou pão de queijo, quibe assado, muffins, ovo de codorna…? Os vegetais parecem assustar, mas aos poucos dá pra ir incluindo: palitinhos de cenoura ou cenoura baby, tomatinho cereja, milho cozido, azeitonas, edamame, castanhas…
  4. – Planejamento: Com o esquema semanal e as opções de variedades na cabeça é hora de planejar o cardápio de lanches da semana toda. Nessa hora negocie com a criança, peça ajuda, sugestões e ideias.
  5. – Organização: Agora é hora de preparar uma lista de compras e garantir que vocês terão todos os itens para produzir o cardápio delicioso que vocês planejaram.

É importante lembrar de sempre incluir uma fruta como acompanhamento desses lanches. Aproveite as dicas para negociar e planejar também quais serão as frutas da semana. Divirtam-se e deliciem-se!

Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho!


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

Veja também

+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Aprenda 5 molhos fáceis para aproveitar o macarrão estocado
+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica


Sobre o autor

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.