Coluna: Gabriela Kapim

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.

Volta às aulas: 5 dicas para montar uma lancheira saudável a semana toda

Volta às aulas: 5 dicas para montar uma lancheira saudável a semana toda
Volta às aulas: 5 dicas para montar uma lancheira saudável a semana toda Foto: Pexels

As aulas estão de volta e com elas os lanches e lancheiras, sempre uma preocupação dos pais. O que eu mando para a escola? Como variar os lanches?

+ 6 dicas para incentivar seu filho a beber água
+ Bela Gil lança vídeos para ensinar a preparar a ‘lancheira saudável’
+ Inmetro dá dicas de segurança na compra de material escolar

Preparar o lanche nem sempre é a maior dificuldade, mas saber o que mandar e como variar é um desafio para todas as mães. Preparei 5 dicas para que você possa se organizar de um jeito simples e prático para variar bastante o cardápio de lanches e aumentar as chances de sucesso com as crianças.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

  1. Façam juntos: Chame seu(sua) filho(a) para conversar sobre os lanches e te ajudar a planejar o cardápio do que ele(a) levará para escola, ou mesmo para os lanches de casa.  Sempre que possível, estimule que ele(a) te ajude no preparo do lanche. Dessa forma, aos poucos, vocês vão construindo mais autonomia e responsabilidade para ele(a).
  2. Preparem um esquema semanal: Escolha tipos de lanches para cada dia da semana. Por exemplo: segunda – biscoito ou bolacha -, terça – sanduíches -, quarta – bolo -, quinta – salgado -, sexta – vegetais. Esse é um jeito simples de direcionar as escolhas ao mesmo tempo que traz possibilidades de variação infinitas.
  3. Abuse da variedade: Um biscoito pode ser: polvilho, cookies integrais, de gergelim, de arroz, de leite… Cada vez que for preparar um sanduíche, pense em variar o pão e os recheios: queijo, geleia, cottage, ricota e suas várias possibilidades, cenourinha ralada, tomate, alface… O que não falta é bolo gostoso: banana, cenoura, laranja, coco, aipim… Na variação dos salgados, qual criança resiste a uma pipoca? Ou pão de queijo, quibe assado, muffins, ovo de codorna…? Os vegetais parecem assustar, mas aos poucos dá pra ir incluindo: palitinhos de cenoura ou cenoura baby, tomatinho cereja, milho cozido, azeitonas, edamame, castanhas…
  4. Planejamento: Com o esquema semanal e as opções de variedades na cabeça é hora de planejar o cardápio de lanches da semana toda. Nessa hora negocie com a criança, peça ajuda, sugestões e ideias.
  5. Organização: Agora é hora de preparar uma lista de compras e garantir que vocês terão todos os itens para produzir o cardápio delicioso que vocês planejaram.

É importante lembrar de sempre incluir uma fruta como acompanhamento desses lanches. Aproveite as dicas para negociar e planejar também quais serão as frutas da semana. Divirtam-se e deliciem-se!

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho!