Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Volkswagen investe na Patriot Battery Metals para garantir suprimento de lítio

Amostra de lítio do Projeto Shaakichiuwaanaan em Quebec, Canadá
Amostra de lítio do Projeto Shaakichiuwaanaan em Quebec, Canadá Foto: Patriot Battery Metals/Divulgação

A PowerCo SE, divisão de baterias do Grupo Volkswagen, adquiriu 9,9% das ações da Patriot Battery Metals por US$ 48 milhões. A parceria estratégica visa assegurar o fornecimento de 100.000 toneladas anuais de concentrado de espodumênio por 10 anos, a partir do início da produção do Projeto Shaakichiuwaanaan. Este é o primeiro investimento da PowerCo na cadeia de suprimentos de lítio, parte da estratégia de integração vertical da Volkswagen, que busca conectar a mina à produção de baterias. O projeto, classificado como um dos maiores recursos de pegmatito de lítio das Américas, é essencial para a expansão das fábricas de células de bateria da PowerCo na Europa e América do Norte, incluindo a gigafábrica de St. Thomas, no Canadá, com capacidade de até 90 GWh.

Além de garantir o suprimento, a parceria reforça o compromisso com padrões elevados de ESG (ambiental, social e governança). A PowerCo e a Patriot trabalharão juntas em iniciativas de gestão de resíduos, uso sustentável da água, engajamento com comunidades indígenas e redução de emissões de carbono. O investimento é um marco na estratégia da Volkswagen para fortalecer sua presença na América do Norte e avançar na transição para a e-mobilidade. “Este é um passo essencial para garantir matérias-primas para tecnologia de bateria sustentável e reforçar nosso compromisso com a região”, destacou Thomas Schmall, Membro do Conselho de Tecnologia do Grupo Volkswagen.

Jörg Teichmann, Diretor de Compras da PowerCo, ressaltou que o acordo fortalece a missão de construir uma cadeia de suprimentos resiliente e sustentável para baterias de veículos elétricos. Para Ken Brinsden, CEO da Patriot, o investimento valida o status de classe mundial do Projeto Shaakichiuwaanaan e sua importância na cadeia de suprimentos global de veículos elétricos. A transação está sujeita à aprovação da Bolsa de Valores de Toronto (TSX), mas já sinaliza um avanço significativo para o setor de baterias e mobilidade elétrica.

Com informações de Brasil Mineral