Ediçao Da Semana

Nº 2743 - 19/08/22 Leia mais

SALZGITTER, Alemanha (Reuters) – A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira que vai investir mais de 20 bilhões de euros juntamente com parceiros de uma empresa de baterias para veículos elétricos que prevê que terá faturamento de mais de 20 bilhões de euros até 2030.

A PowerCo vai administrar a produção global de baterias para a Volkswagen e pesquisa de matérias-primas e reciclagem, além de desenvolver projetos que incluem sistemas de armazenagem de energia, afirmou a montadora em cerimônia de inauguração de sua primeira fábrica europeia de células de bateria.

A Volkswagen tem repetidamente afirmado que produzir baterias suficientes para todos os veículos elétricos será de longe o maior desafio da indústria e lançou um plano para construção de fábricas que terão uma capacidade conjunta de 240 gigawatts-hora (GWh) até 2030.

O plano inclui seis fábricas na Europa, das quais a unidade em Salzgitter será a base para as outras da Volkswagen no continente e para outras duas planejadas para a América do Norte.

“O que já provamos um milhão de vezes com a plataforma padronizada de veículos da Volkswagen: a padronização e aumento de escala permite velocidade e otimização de custos com alta qualidade”, disse o presidente-executivo da PowerCo, Frank Blome.

Durante a cerimônia, a Volkswagen também apresentou uma célula de bateria padronizada que tinha anunciado em 2021 e que será usada por até 80% dos modelos de veículos do grupo.

(Por Zuzanna Szymanska)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI660TR-BASEIMAGE