Economia

Volkswagen diz ter sido notificada pelo Ibama por fraude na picape Amarok

A Volkswagen informou que foi notificada na quinta-feira, 23, da multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por conta de fraudes apontadas pelo órgão em testes de emissão de poluentes da picape Amarok. A montadora diz que está analisando a decisão e se manifestará “oportunamente”.

O Ibama autuou a montadora em R$ 50 milhões – multa máxima que pode ser cobrada em crimes ambientais – em razão do uso no Brasil do mesmo dispositivo que adulterou o resultado de testes de emissões de veículos movidos a diesel nos Estados Unidos.

No Brasil, a montadora, conforme o órgão de proteção ambiental, manipulou testes no processo de homologação da picape Amarok, entre modelos de 2011 e parte da linha 2012. Foram vendidas no mercado brasileiro 17 mil unidades equipadas com um dispositivo eletrônico que reconhece procedimentos padronizados de laboratórios para alterar o funcionamento do motor em testes.

De acordo com relatório do Ibama, as picapes, se não fosse a atuação do software, teriam sido reprovadas nos testes feitos pelo órgão para checar se os veículos atendiam a normas nacionais de emissões. Após perícia encomendada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o órgão concluiu que as picapes em circulação com o dispositivo emitem 10% mais óxidos de nitrogênio – um contaminante atmosférico – do que o permitido.

Além de aplicar a multa, da qual ainda cabe novo recurso à Volks, o Ibama cobrou no oficio encaminhado à direção da empresa no Brasil a realização de um recall para que o problema seja corrigido.

Veja também

+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel