A montadora Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (8) uma nova gama de veículos elétricos urbanos a preços mais acessíveis, em um momento em que a indústria automotiva alemã, em crise, tenta conter a agressiva concorrência chinesa.
O principal fabricante europeu apresentou os modelos no Salão do Automóvel de Munique, “IAA Mobility”, onde busca relançar sua indústria, assim como seus concorrentes da linha premium, como BMW e Mercedes.
Quatro modelos das marcas Volkswagen, Cupra e Skoda chegarão ao mercado em 2026, com o objetivo de alcançar 20% do mercado europeu de veículos elétricos urbanos. Os modelos serão vendidos a partir de 25 mil euros (158 mil reais).
No entanto, será difícil enfrentar o batalhão de marcas chinesas presente na Europa com veículos elétricos baratos e de qualidade.
O gigante chinês BYD declarou nesta segunda-feira em Munique que seu veículo elétrico Dolphin Surf, vendido na Europa desde maio por cerca de 20 mil euros (126 mil reais), será fabricado a partir do final de 2025 em sua futura unidade na Hungria, evitando assim as tarifas europeias.
jpl/alf/vk/sag/mb/jc/fp