Economia

Volkswagen antecipa paralisação de todas as fábricas no Brasil para o dia 23

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira, 19, por meio de nota, que vai suspender a produção de todas as fábricas que tem no Brasil a partir de segunda-feira, dia 23 de março, por um período de três semanas, como parte do esforço para evitar o contágio do novo coronavírus. Até então, a expectativa era que a paralisação começasse só no dia 31, por 10 dias.

Na nota, a montadora explicou que, a partir do dia 23, os empregados das linhas de produção terão folgas administrativas por banco de horas. Do dia 31 em diante eles entram em férias coletivas, por duas semanas. Segundo a empresa, as duas medidas são parte das ferramentas de flexibilização previstas em acordo coletivo de trabalho. Os funcionários das áreas administrativas seguem em trabalho remoto.

No Brasil, a Volkswagen tem 15 mil empregados, espalhados em quatro fábricas: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP), um centro de peças em Vinhedo (SP) e escritórios regionais.

Mais cedo, na noite desta quinta-feira, a Anfavea informou, em nota, que todas as montadoras associadas têm analisado e se preparado para tomar medidas de paralisação das fábricas no Brasil, em função do agravamento da crise gerada pelo novo coronavírus. Cada caso tem sido discutido com os sindicatos de metalúrgicos de cada região.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel