A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR) começará a produzir no próximo ano o T-Cross, o primeiro utilitário-esportivo (SUV) da marca no Brasil.

Serão investidos R$ 2 bilhões no projeto, dos quais R$ 600 milhões nas áreas de desenvolvimento, testes e validação e R$ 1,4 bilhão em ampliação e modernização da fábrica. O investimento faz parte do plano de R$ 7 bilhões anunciados pela empresa para o período de 2016 a 2020.

A produção do novo veículo global, que também será feito na China e na Espanha, não vai gerar novos empregos, mas a empresa deve encerrar programas de corte de produção. Hoje, por exemplo, a fábrica tem 250 funcionários com contratos suspensos (lay-off).

Segundo o presidente da Volkswagen para América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, a empresa tem visão otimista para o crescimento do setor automotivo brasileiro, após a retomada de vendas iniciada no ano passado, depois de quatro anos seguidos de queda.

“Primeiro temos de acreditar no Brasil a longo prazo. No ano passado falei que acreditava no crescimento de mercado de 40% em quatro anos, mas estamos revisando essa estimativa porque só no primeiro trimestre as vendas totais do mercado cresceram 15% e nós, o dobro do mercado”, disse.

Di Si também almeja retomar a liderança do mercado brasileiro. “Ficamos na terceira colocação por muitos anos por falta de produto e agora, com essa ofensiva de produtos, temos todas as ferramentas para voltar à liderança no médio prazo e de uma forma rentável até 2020.”

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Questionado se houve atrasos nos investimentos previstos pela empresa, Di Si ressaltou que não houve alteração no calendário de produção da empresa. “Vamos começar neste ano a etapa produtiva do T-Cross. Não sofremos nenhuma alteração no calendário, tudo vai começar como o planejado e o lançamento acontecerá no início de 2019.”

Com esse investimento anunciado, a Volkswagen, segundo o executivo, faz sua maior ofensiva no mercado brasileiro. Até 2020, a empresa deve lançar 20 modelos no País, dos quais 13 produzidos no Brasil, dois na Argentina e cinco importados. Desse total, cinco são SUVs, segmento que mais cresce em vendas no mercado local.

Concorrentes

O T-Cross é um utilitário compacto que disputará mercado principalmente com Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Peugeot 2008 e Renault Duster. Os outros SUVs da marca a serem lançados nos próximos anos são o Tharu (que também será feito no País), o Tarek (com produção na Argentina) e o Atlas, importado dos Estados Unidos. O Tiguan começa a chegar do México no próximo mês.

O governador do Paraná, Beto Richa, disse que “este é o maior investimento do ciclo industrial da história do Paraná, quando totalizamos R$ 45 bilhões nos últimos anos”.(Colaborou Cleide Silva). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


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