Você sabia? Grandes de SP fazem semi do Estadual apenas pela 6ª vez no século

Saiba também onde assistir os duelos entre Corinthians x Santos, e Palmeiras x São Paulo

Divulgação/FPF
Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo fazem as semifinais do Paulistão 2025 Foto: Divulgação/FPF

No próximo domingo, 9, e segunda-feira, 10, serão realizadas as semifinais do Campeonato Paulista 2025. No primeiro confronto, Corinthians e Santos medem forças às 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. A segunda semifinal será disputada entre Palmeiras e São Paulo, no Allianz Parque, às 21h35.

Apesar de esperado que os quatro principais clubes do estado cheguem à essa fase juntos, esse não é o padrão do futebol paulista no século. Somando com o Paulistão de 2025, essa será apenas a 6ª vez que isso acontece desde 2001.

Nos últimos 24 anos, apenas quatro vezes o regulamento do campeonato não estipulava a disputa de semifinais, pois o torneio era de pontos corridos (2002, 2005, 2006 e 2007).

Nas outras oportunidades, Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo fizeram as semifinais juntos em cinco campeonatos: 2009, 2011, 2015, 2018 e 2019. Relembre:

2009 – Corinthians x São Paulo e Palmeiras x Santos

Na primeira vez que o “Big Four” do estado de São Paulo chegou junto na semifinal do torneio, quem avançou foi o Corinthians de Ronaldo e o Santos de Neymar, que estava começando sua carreira no futebol.

O Timão superou o São Paulo nos dois jogos, vencendo em casa, no Pacaembu, por 2 a 1, e batendo o tricolor no MorumBIS no jogo decisivo por 2 a 0, gols de Douglas e Ronaldo.

Já no outro duelo, o Santos bateu o Palmeiras em ambos os jogos, repetindo o placar de 2 a 1, com destaque para Neymar, que marcou um dos gols no primeiro jogo do confronto.

Na decisão, entre Santos e Corinthians, o Coringão contou com a estrela de Ronaldo, especialmente no primeiro jogo, quando o atacante marcou dois belos gols, ajudando a garantir o placar de 3 a 1. No jogo da volta, o empate de 1 a 1 foi o suficiente para selar o título do Corinthians.

2011 – Santos x São Paulo e Corinthians x Palmeiras

Dois anos depois, os quatro grandes de São Paulo voltaram a se classificar às semifinais. Dessa vez, o Santos enfrentou o São Paulo, enquanto Corinthians e Palmeiras fizeram um Derby decisivo depois de mais de 10 anos.

Nesse ano, as semifinais eram definidas em jogo único. Na primeira decisão, o Santos bateu o Tricolor por 2 a 0 no MorumBIS, gols de Ganso e Elano. Já o Derby foi decidido nos pênaltis após um empate de 1 a 1 no tempo normal, com o Alvinegro levando a melhor.

A final, disputada em ida e volta, foi vencida pelo Peixe, que segurou um 0 a 0 jogando fora de casa e venceu por 2 a 1 o segundo jogo na Vila Belmiro.

2015 – Santos x São Paulo e Corinthians x Palmeiras

Em 2015 o Paulistão voltou a ser decidido pelos quatro grandes, repetindo os confrontos de 2011 e mais uma vez em jogo único. Dessa vez, Santos e Palmeiras se classificaram.

No clássico SanSão, o Peixe venceu o Tricolor no tempo normal por 2 a 1. Do outro lado, o Derby voltou a ser definido nos pênaltis após um empate em 2 a 2, mas foi o Palmeiras que levou a melhor dessa vez.

Na decisão, o Verdão voltou a encarar as penalidades. Depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0, coube ao Santos bater o Palmeiras por 2 a 1 no jogo decisivo, levando a disputa para as cobranças de pênaltis. Rafael Marques e Jackson desperdiçaram para o Alviverde, enquanto todos os jogadores do Peixe converteram suas cobranças, garantindo o título para o Alvinegro.

2018 – Corinthians x São Paulo e Palmeiras x Santos

No Campeonato Paulista de 2018, as semifinais foram disputadas em dois jogos. No primeiro confronto, Corinthians e São Paulo fizeram o Majestoso, enquanto Palmeiras e Santos se enfrentaram na outra semifinal.

Assim como em 2011, o Corinthians levou a melhor contra o Tricolor, mas dessa vez foi no “sufoco”. Depois do São Paulo vencer o primeiro jogo por 1 a 0, bastava ao Soberano o empate na segunda partida.

O jogo se encaminhava para o 0 a 0, mas aos 47 minutos do segundo tempo o Corinthians abriu o placar e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Corinthians contou com a inspiração do goleiro Cássio para defender duas cobranças e garantir o Timão na final do torneio.

Na outra semifinal, também decidida nas penalidades, o Palmeiras levou a melhor sobre o Santos e se qualificou para enfrentar o Corinthians na decisão.

A final também foi para as cobranças de pênaltis após uma vitória por 1 a 0 para cada lado. Novamente brilhou a estrela de Cássio, que defendeu duas penalidades e levou o Corinthians ao título.

2019 – São Paulo x Palmeiras e Corinthians x Santos

A última vez que o Paulistão contou com os quatro grandes nas semifinais foi em 2019. Naquele ano, São Paulo e Palmeiras fizeram uma semifinal e Corinthians e Santos se enfrentaram na outra.

As penalidades voltaram a aparecer nos jogos decisivos. No Choque-Rei, o São Paulo derrotou o Palmeiras nas cobranças alternadas depois dos dois confrontos terminar em 0 a 0.

Já no clássico Alvinegro, o Corinthians levou a melhor sobre o Santos. O Timão venceu a primeira partida por 1 a 0 e, apesar de ter sido dominado no segundo confronto, perdeu apenas por 2 a 1, levando a disputa para os pênaltis. Kaio Jorge e Victor Ferraz desperdiçaram suas cobranças e o Corinthians se classificou.

Na final, o Majesostoso foi decidido nos minutos finais do segundo confronto. Depois de um empate sem gols no jogo da ida, Vagner Love marcou o gol derradeiro da vitória do Alvinegro na Neo Química Arena, aos 44 da segunda etapa, garantindo o tricampeonato para o Timão.

Onde assistir as semifinais?

Os duelos que definirão os finalistas do Paulistão 2025 aconteceram no domingo e segunda-feira. Primeiro, Corinthians e Santos medem forças na Neo Química Arena, às 18h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Parque, às 21h35 (horário de Brasília). Veja onde assistir:

Corinthians x Santos: Record TV, TNT Sports, MAX, CazéTV, Nosso Futebol, Zapping Sports e UOL Play

Palmeiras x São Paulo: Record TV, TNT Sports, MAX, CazéTV, Nosso Futebol, Zapping Sports e UOL Play