Você fica imaginando o que aquelas pessoas passaram antes da queda’, diz o governador de SP

Coletiva de Imprensa do governador Tarcísio de Freitas após acidente aéreo em Vinhedo (SP)
Coletiva de Imprensa do governador Tarcísio de Freitas após acidente aéreo em Vinhedo (SP) Foto: Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) classificou como “muito triste” o cenário que encontrou em Vinhedo, no interior de São Paulo, em decorrência da queda de um avião ocorrida nesta sexta-feira, 9. Tarcísio estava no Espírito Santo para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e retornou a São Paulo. O governador afirmou ainda que ficou imaginando o que os passageiros vivenciaram nos minutos antes da queda.

“Você fica imaginando o que aquelas pessoas passaram naqueles momentos que antecederam a queda. Eles perceberam o que estava acontecendo. Aqueles objetos que estão espalhados pelo terreno… Você imagina que ali estavam os sonhos. É um cenário muito triste”, afirmou o governador em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira, 9.

Além de Tarcísio, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) acompanhou os trabalhos de resgate em Vinhedo. “Tínhamos muitas pessoas do Paraná, amigos de amigos de conheço. Pessoas de Cascavel e Toledo. Muitos médicos que iam para o Congresso”, afirmou.

Gabinete de crise

Tarcísio anunciou uma operação para garantir o suporte para as famílias das vítimas do acidente ocorrido com aeronave da Voepass Linhas Aéreas. O gabinete de crise, criado próximo ao local do desastre, tem representantes das forças de segurança e salvamento do governo de SP e integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Governo do Estado do Paraná.

“Estamos fazendo todo o trabalho de perícia e remoção dos corpos de Vinhedo para o IML Central de São Paulo, onde há mais estrutura para os exames necessários”, afirmou o governador. “O Estado vai disponibilizar acomodações para as pessoas e temos o trabalho de assistentes sociais e psicólogos”, afirmou Tarcísio.

O avião, que saiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, caiu no início da tarde desta sexta-feira com 61 pessoas a bordo. Imagens gravadas por moradores mostram fogo após a queda.

Inicialmente a companhia aérea Voepass havia informado que 58 passageiros estavam no avião, mas retificou a informação no fim da tarde desta sexta-feira.

O acidente com o voo de matrícula PTB 2283 aconteceu em uma área residencial, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave não atingiu nenhuma residência.