Os escapes das grandes cidades e das nossas rotinas mundanas são uma busca eterna que nos obriga a pesquisar, se não toda sexta-feira: Para onde ir no próximo final de semana? Ou, o que fazer com as crianças? Onde descansar em silêncio? Fato esse que já nos traz certa apatia em imaginar parques lotados, filas e tudo ao avesso do que buscamos.

O fato é que sair do cenário é necessário à criatividade, força e ânimos solicitados pela segunda-feira. Dito isso, precisamos nos atentar ao nosso entorno. O Parque Estadual da Serra do Mar, por exemplo, representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil com mais de 360 mil hectares de extensão e, bem no alto da Serra, nas proximidades de Mogi das Cruzes e Bertioga, está o Parque das Neblinas.

Fotos Flávia Vitorino

O nome faz alusão às nuvens que encobrem as montanhas que circundam a região e formam um manto esbranquiçado praticamente todos os dias. A 115 km de São Paulo, a reserva ambiental existe há 20 anos e desempenha importante papel na conservação da bacia do rio Itatinga, Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba. E está aberto a visitação com vivências contemplativas, trilhas, banho em quedas d’água, cachoeiras, remo e bicicleta – para todas as idades e para todos os níveis.

O Parque conta com duas áreas para recepção dos visitantes com espaços aconchegantes, acessibilidade e contato direto com a Mata Atlântica. A reserva possui camping que atende até 20 pessoas, sendo a única opção para hospedagem e custa R$ 95,00 por pessoa.

São muitas opções de exploração. As trilhas autoguiadas, por exemplo, possuem um sistema de sinalização que permite uma interação com o ambiente natural de forma segura, são cinco trajetos que variam de 30 minutos a 4 horas de duração.

 

Para quem prefere fazer o percurso acompanhado, há a opção de trilhas monitoradas – nesta modalidade é possível também personalizar o passeio. A trilha da Pedra Riscada, uma das maiores do parque com 10 km no total, é um antigo carreador, da época em que ainda se cultivava eucaliptos na área, sendo possível avistar durante o percurso bromélias, nascentes, micro-orquídeas e pegadas de animais.

Uma das paisagens mais lindas do parque é vista a bordo de caiaques infláveis, remando sobre as águas cristalinas do rio Itatinga. Uma experiência única para contemplar a floresta ao redor, e curtir o silêncio tão esperado para apenas um bate e volta de um dia, ou todo um final de semana no Parque. 

É necessário fazer um agendamento prévio para visitas, pernoites e também alimentação no restaurante do local. O parque é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Instituto Ecofuturo.  O telefone para contato é (11) 4724-0555 e e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Para mais infos:

http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/parque-das-neblinas/o-parque/