Vizinhos fazem “Arraial do Temer”

Protesto pacífico em São Paulo é acompanhado por seis viaturas policiais e rua é fechada

Com pipoca, amendoim e quentão, vizinhos do presidente interino Michel Temer se reuniram na praça Conde de Barcelos para o “Arraial do Temer”.  Por volta das 17h, cerca de 50 pessoas fantasiadas de caipira dançavam quadrilha, ao som de bumbo, trompetes e cornetas, cantando paródias de canções juninas, com críticas ao governo Temer.

***

Na frente da casa do presidente, cercada por seis viaturas policiais em um trecho interditado da rua, os manifestantes levantaram faixas enquanto dançavam a “Quadrilha do Temer”. “Com seu amigo Jucá/O Temer resolveu tramar/Vamos fugir da Lava-Jato/Dando golpe parlamentar”, cantava o grupo, parodiando a canção caipira “Pedro, Antonio e João”. “Deixa o Cunha comandar/Pra depois a gente cassar/Sarney estava gostando/Renan estava sorrindo.”

***

“Queremos mostrar, na sua própria vizinhança, que o apoio a Temer não é unanimidade na elite”, dizia uma manifestante. “É tudo pacífico, é uma crítica com bom humor. Mas queremos incomodar. Só isso”, afirmou outro vizinho. Na semana passada, os vizinhos já haviam feito a “Serenata do Temer”. O grupo organiza ainda uma cerimônia simbólica para mudar o nome da praça Conde de Barcelos, na rua Benett, para “Praça do Golpista”. A praça era tradicionalmente conhecida como praça dos cachorros, por conta das pessoas que passeiam com seus cães e se encontram na região. Enquanto dançavam no “arraial do Temer”, os vizinhos gritavam refrões como “Vem Lava-Jato/E lava tudo agora/Na dança da Quadrilha/Ninguém vai ficar de fora.”

***

Apesar de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ter afirmado na semana passada que “não pode fechar a rua”, o trecho onde está localizada a casa do presidente interino estava cercado por cavaletes, cones e grades metálicas.

gisele