Vitória recebe o lanterna Sport para consolidar reação no Brasileirão

Na parte de baixo da tabela, Vitória e Sport se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os baianos jogam em casa, no Barradão, em Salvador (BA), para se afastarem da zona de rebaixamento, enquanto os pernambucanos ainda buscam a primeira vitória para tentar mudar o clima e iniciar uma reação.

O Vitória está em 15º lugar com 15 pontos, mas o momento é positivo. No último domingo, superou o Red Bull Bragantino por 1 a 0, em casa, e voltou a vencer após seis jogos, agora está a dois jogos invicto. Foi apenas o terceiro triunfo do time – as outras duas também foram em casa. Como mandante, tem sete jogos, sendo três vitórias, dois empates e duas derrotas.

O treinador Fábio Carille não poderá contar com o atacante Osvaldo, suspenso com o terceiro cartão amarelo. Os laterais Jamerson e Kauan, no departamento médico, e o zagueiro Néris, em transição física, são outras baixas.

O atacante Fabri, que sentiu o joelho no último jogo, é dúvida. Recém-chegados, Romarinho, Rúben Ismael e Aitor Cantalapiedra seguem fazendo recondicionamento físico e ainda não vão para o jogo. Por outro lado, o volante Willian Oliveira volta a ficar à disposição após cumprir suspensão.

Apesar da reação, Carille reforçou que é apenas o começo. “Eram sete jogos sem vitórias, sem fazer um gol. A gente sabe que vai crescer, essa é a nossa busca. O mais importante foi o resultado e a confiança que vai voltar. Sabemos que precisamos melhorar.”

A situação do Sport é assustadora. Único time que ainda não venceu, tem três empates e dez derrotas, somando apenas três pontos. O Fortaleza, 19º colocado, já tem 11, e o Vasco, primeiro fora do Z-4 (16º), tem 14. Como visitante, o time pernambucano tem um empate e seis derrotas. Para piorar, seus dois jogos atrasados são contra adversários complicados: Flamengo, em casa, pela 12ª rodada, e Atlético-MG, fora, pela 14ª.

O técnico Daniel Paulista será obrigado a fazer uma mudança no gol. Gabriel Vasconcellos pertence ao Vitória e não pode jogar. Com isso, Caíque França ganhará nova oportunidade. O lateral-direito Hereda e o atacante Pablo, ambos no departamento médico, seguem como desfalques.

O zagueiro Ramon Menezes e o atacante Derick Lacerda, que estrearam na derrota para o Botafogo, por 1 a 0, agradaram e serão mantidos.

Apesar de mais uma derrota na última rodada, com gol aos 45 minutos, Daniel Paulista aprovou a mudança de atitude do Sport. “Enfrentamos uma das melhores equipes do Brasil, muito bem no Mundial, e o Sport fez um jogo bom. Foi um jogo muito bem disputado, de alternância. É um processo que estamos vivendo. Estamos evoluindo. O jogo nos dá esperança.”

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA X SPORT

VITÓRIA – Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos e Maykon Jesus; Gabriel Baralhas, Ronald e Matheuzinho; Erick (Fabri), Renato Kayzer e Lucas Braga. Técnico: Fábio Carille.

SPORT – Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Igor Cariús; Christian Rivera, Zé Lucas e Lucas Lima; Chrystian Barletta, Derick Lacerda e Ignacio Ramírez. Técnico: Daniel Paulista.

ÁRBITRO – Lucas Canetto Bellote (SP).

HORÁRIO – 21h30.

LOCAL – Barradão, em Salvador (BA).