Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Visão e compromisso social marcam palestra de Lucas Kallas no Conexão Empresarial

O presidente do Conselho de Administração da Cedro Participações, Lucas Kallas
O presidente do Conselho de Administração da Cedro Participações, Lucas Kallas Foto: Divulgação

Em almoço-palestra realizado nesta sexta-feira (16), em Belo Horizonte, o presidente do Conselho da Cedro Participações, Lucas Kallas, compartilhou sua visão sobre o futuro da mineração e os desafios do empreendedorismo no Brasil. Diante de cerca de 200 empresários no Conexão Empresarial, Kallas destacou que coragem, determinação e pensamento inovador são marcas essenciais de quem empreende no país.

O empresário apresentou os principais projetos da Cedro, que incluem o primeiro ramal ferroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com impacto direto na segurança viária da BR-381, e um novo terminal portuário em Itaguaí (RJ), com capacidade para 25 milhões de toneladas. “Tivemos coragem de investir e vamos fazer a obra”, afirmou, ao defender soluções logísticas sustentáveis que ampliem a competitividade do setor mineral.

Lucas também ressaltou o foco da Cedro na produção de minério com alta concentração de ferro (pellet feed), que reduz emissões da indústria siderúrgica em até 50%. “Esse é o diferencial da nova mineração: mais eficiente, menos poluente e mais alinhada às demandas ambientais e globais”, disse. Segundo ele, projetos com esse perfil têm atraído o olhar de investidores internacionais.

Ao final, o empresário reforçou o compromisso social da Cedro, que mantém a maior creche privada de Minas Gerais e realiza ações sociais em Belo Horizonte, Mariana e Nova Lima. “Empreender é também devolver à sociedade parte do que se conquista. Temos que olhar para frente, pensar em soluções e acreditar no potencial transformador de nossas ideias.”