A Semana do Consumidor, entre os dias 12 e 18 de março de 2024, registrou aumento de 15% nas transações em comparação com o mesmo período de 2023. Os números são da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, que analisou o número de transações realizadas com credenciais Visa durante o período.

O destaque foi para os segmentos de Vestuário e Lojas de Departamento, que registraram crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

A análise mostrou que, mesmo que a maioria das transações durante essa semana tenham sido presenciais, nota-se um crescimento na importância das compras virtuais. Ao comparar essa semana com o mesmo período de 2023, registrou-se um crescimento de 20% no número de transações Visa no e-commerce. Quando analisado apenas os setores de Vestuário e Lojas de Departamento, esse crescimento é ainda maior: 30%.

Tiago Moherdaui, vice-presidente de VCA da Visa do Brasil, afirmou ainda que o pagamento por aproximação também mostrou alta: “A Semana do Consumidor tem se tornado uma data importante para o varejo e para os consumidores, que buscam aproveitar as ofertas e promoções. Neste ano, observamos um aumento expressivo das transações com a tecnologia de pagamento por aproximação – 35% acima no número de transações em relação à Semana do ano passado”, disse.