A noite da grande estreia de Virginia Fonseca no Carnaval 2026, nesta terça-feira, 17, foi marcada por uma polêmica após a influenciadora decidir mudar sua fantasia de última hora.
+ 3ª noite de desfiles no Rio tem estreia de Virginia; veja fotos da fantasia
+ Estreia de Virgínia na Grande Rio ganha novo significado após incidente; entenda
Ainda no começo do desfile, a rainha de bateria da Grande Rio se sentiu incomodada com o costeiro da roupa, adereço que pesa 12 kg, e pediu para retirar a peça.
No entanto, apesar do desconforto, Virginia acabou utilizando-o até o segundo recuo da bateria, quando finalmente entregou o acessório para outra pessoa da escola. Ela cruzou a última cabine de jurados, no setor 10, já com parte da fantasia faltando, levantando dúvidas se a ausência do adereço comprometerá a nota da agremiação.
A influenciadora desabafou sobre o momento durante uma live na Twitch na madrugada desta quarta-feira, 18. “Chegou no meio, achei que ia começar a chorar de tanta dor. Tá doendo tanto, tanto…”, afirmou sobre o peso do adereço.
“Estou vendo os vídeos, foi tudo muito lindo. Estou vendo agora como foi, na hora fiquei muito tensa, muito nervosa. Primeira vez, estou muito orgulhosa. Não vou conseguir ficar para o camarote, estou com muita dor de cabeça”, finalizou.
Confira o momento
Virginia não aguentou o peso do costeiro e pediu para retirar durante o desfile da Grande Rio. Faltando uma cabine de jurados ainda. pic.twitter.com/7x7HCnmlLN
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) February 18, 2026
Escola poderá ser penalizada?
No Manual do Julgador da LIESA, livro que reúne o conjunto de critérios que devem ser observados para distribuição de notas, dois quesitos podem ser impactados pela mudança no figurino. Ficará a cargo dos jurados a decisão de descontar pontos ou não.
“Quesito fantasias –
Penalizar:
- a falta significativa de chapéus, calçados e outros complementos de fantasias, quando ficar nítido que a proposta, originariamente, era com a presença desses elementos das indumentárias.”
“Quesito evolução –
Evolução do componente:
A movimentação fluida do componente de forma harmoniosa com outros desfilantes e sem dificuldade do uso da fantasia por completo (costeiros, cabeças e adereços de mão).”